Lua de Mel em Fernando de Noronha

Somos a Karla e o Jean, nos casamos no dia 11/06/2016, moramos em Forquilhinha, Santa Catarina e passamos nossa lua de mel em Fernando de Noronha, PE. Essa viagem começou a mais de um ano atrás, quando decidimos que queríamos ir ao arquipélago. Como somos um casal que, desde o início da nossa relação, gostamos muito de viajar e conhecer lugares novos, não resistimos aos charmes desse lugar encantador, e decidimos que aquele seria o local perfeito.

Fizemos uma viagem de 8 dias na ilha, tempo mais do que suficiente para conhecer cada cantinho de lá, trazendo muitas histórias e experiências na mala. Partimos da cidade de Florianópolis e todo o percurso, até a ilha, durou em torno de 10 horas, sendo que fizemos 3 conexões (Floripa – Campinas/ Campinas – Recife/ Recife – Noronha). Não esperamos muito tempo entre uma conexão e outra, o que foi bem animador, porém tivemos problemas no aeroporto de Recife, pois nosso voo para Noronha partiu antes que pousássemos em Recife, o que fez com que a companhia aérea nos fornecesse um voo especial. No fim, deu tudo certo.

No sobrevoo da ilha, antes do pouso, a primeira visão de Fernando de Noronha já é de tirar o fôlego, o capitão sobrevoa toda a ilha, e de lá de cima, você já sente arrepios de estar num dos lugares mais lindos do mundo.

1-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Chegamos era mais ou menos umas 16:40, hora local nosso relógio, porém lá o fuso horário é diferente, então já eram 17:40. Sendo assim, ainda conseguimos pegar um pôr do sol lindo, visto do melhor lugar possível: dentro do mar, na Praia do Cachorro.

2-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer
Pôr do sol da Praia do Cachorro

Optamos por planejar toda a viagem por conta própria, sem contratar nenhuma agência de viagem ou pacote com preço fechado. Fomos pesquisando através de blogs, sites e indicações. Fernando de Noronha, apesar de ser uma pequena ilha (em torno de 26 km²), tem muitas atrações a oferecer. Alguns passeios incluem guias turísticos, que acabam explicando tudo certinho e dando várias dicas sobre a rotina da ilha e os melhores pontos turísticos.

Um dos passeios que fizemos, chama-se Ilha Tour, a bordo de uma pick-up 4×4, rodamos os principais pontos turísticos de Noronha, sempre fazendo aquela santa parada para um banho ou mergulho nos melhores lugares. Esse passeio vale a pena pelo fato de que você conhece os melhores lugares, e acaba voltando sem o guia e a galera do passeio (se for para lá com tempo, claro), nos que você mais gostou. O passeio demora em torno de 8 horas e os valores variam de acordo com a empresa que você for contratar. No nosso caso, fizemos um Combo de vários passeios, e estes acabaram saindo mais em conta.

3-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

O outro passeio que fizemos com a mesma empresa (Costa Blue), e que fazia parte do Combo foi o passeio de barco pela ilha. Nesse passeio você conhece Noronha pela parte marinha, vê as belezas de um ângulo diferente, e fica mais perto da vida marinha. Nesse passeio encontramos golfinhos lindos, tartarugas simpáticas, além dos peixes que, independente da praia que você escolher para se banhar, estarão lá, de todos os tipos e cores com o objetivo de te fazer sorrir o tempo todo.

4-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

5-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

O terceiro passeio que fazia parte do combo de passeios que adquirimos, foi o chamado Pôr do Sol Vip, onde a bordo de uma embarcação fizemos passeios de planasub (guinchados pelo barco e apoiados em uma prancha de acrílico). Após esse passeio assistimos o pôr do sol a bordo do barco, comendo churrasco, peixe e pão de alho, tudo isso numa vista linda.

6-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

7-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

8-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer
Pôr do sol VIP

Além dos passeios com carro e barco, Fernando de Noronha oferece muitas opções de mergulhos. Os quais podem ser feitos tanto por profissionais habilitados, quanto por iniciantes, ou mesmo o batismo (nosso caso), quando é a primeira vez que se faz esse tipo de mergulho com cilindro. Várias empresas oferecem essas categorias de mergulho, e algumas ainda, contam com serviços de fotografia do mergulho no pacote, ou a parte. Essa experiência de mergulhar nas praias de águas claras da ilha (no caso todas elas), pode-se considerar uma experiência única e indispensável, para quem não tem medo claro. No meu caso, sempre senti um pouco de medo do mar, e como sabia desses passeios e quis aproveitar todos, antes de ir para Noronha fiz um mês de aula de natação, apenas com a intenção de não afundar tanto e saber como respirar com o cilindro. Mesmo que se tenha um pouco de receio, vale a pena mínimo, tentar fazer os mergulhos. Os instrutores dão uma breve aula antes do mergulho propriamente dito, explicam os sinais que se usam debaixo d’água e de que forma você deve agir caso algo saia do controle. Confesso que me sai melhor que esperava, meu esposo já surfa a um tempo, então não teve dificuldades também. Esse mergulho fizemos com o Bodão, e seu escritório fica nas areias da Praia do Porto. Super recomendamos os serviços dele, além de muito profissional, nos deixou bem a vontade e não entrou enquanto não nos sentimos seguros do que estávamos fazendo. O mergulho dura em torno de uma hora (dentro da água) e custou R$ 250,00 cada.

9-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

10-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

11-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Na ilha de Fernando de Noronha você encontra muitas pousadas, sendo que na sua maioria são domiciliares, ou seja, localizem-se na casa dos proprietários. Ficamos na Pousada da Íris Sobrinho, por indicação de pessoas que já tinham ficado nessa e gostaram. O lugar era simples e aconchegante (como praticamente tudo na ilha), porém a receptividade das pessoas de lá nos surpreendeu. Notamos um esforço enorme por parte de todas as pessoas que tivemos contato nesses oito dias, mas principalmente a Íris e seu esposo Maciel nos deixaram muito a vontade, nos deram muitas dicas, e ficou o desejo de retorno nesse paraíso não só pelo turismo, mas pelas amizades que fizemos. Nossa dica é para quem busca bom preço e qualidade que pesquise bastante antes de reservar qualquer pousada. Algumas oferecem serviço de levar e buscar no aeroporto (o que já economiza uma grana legal de taxi), café da manhã e descontos em passeios.

Uma coisa que nos chamou a atenção foram os valores altíssimos em quase tudo: comida, água mineral, gasolina, restaurantes, enfim. Porém quando você pesquisa, se informa com os ilhéus, consegue os melhores lugares com preços bem justos. Outra coisa é a segurança pública que a ilha oferece. Você pode sair na rua, a qualquer hora do dia ou da noite, dormir com a porta destrancada, janela aberta, enfim, qualquer pessoa que faça algo que seja fora da lei é, imediatamente, expulso da de lá. Então você pode sair sem se preocupar com o estresse das cidades grandes.

A comida é bem variada, e tem quase de tudo para todos os gostos, exceto fast foods. Você pode saborear um delicioso peixe na telha ou na folha de bananeira, e até mesmo nosso tão adorado churrasco. A única coisa que não ficamos muito contentes com os restaurantes foi a questão da demora, que, em todos os locais que fomos, nosso pedido (e de todos os outros clientes), demorou mais que costuma demorar aqui em nossa cidade. Fora o tempo de espera, tudo é delicioso e possui um tempero que deixa aquele gostinho de “quero mais”.

Abaixo seguem mais fotos de lugares que fomos e que não poderiam deixar de fazer parte da lista de “lugares mais lindos de Fernando de Noronha”.

12-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Buraco da Raquel

Aqui você não consegue banhar-se (pelo menos não nesse época do ano), porém a vista vale a pena a passagem. Dica: para os amantes da lua, em noites de lua cheia o céu da um show a parte.

13-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Praia do Porto

Esse é o porto que, além de receber as embarcações turísticas, também recebe todos os suprimentos necessários para a ilha (comida, bebidas, automóveis, móveis, etc). Esse foi um dos melhores lugares da ilha em que nós fizemos mergulho e que observamos uma vida marinha riquíssima.

14-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Praia Baía do Sancho

Eleita pela segunda vez, em 2015, como a praia mais bonita do mundo, o que não tiramos razão da escolha. Para chegar nela você desce alguns (muitos) degraus de escadas, ou mesmo por embarcações. Vale a pena o esforço, pois a vista de lá é linda e a vida marinha é rica demais.

15-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Morro Dois Irmãos – Baía dos Porcos

Chamados também de “Fafá de Belém antes de cirurgia” pelos ilhéus, realmente se explica o cartão postal quando visto ao vivo. Parece que todas as fotos desse lugar são as mesmas, só mudando a quantidade luz conforme a hora do dia. A vista é muito linda, e digna de todas fotos e o reconhecimento de ser chamado paraíso.

16-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Vista para as ilhas secundárias

Essas ilhas têm acesso apenas de barco e, pelo menos nos barcos em que fomos, não se pode mergulhar. Quando a maré fica baixa, surge uma trilha de pedra que leva até uma piscina natural muito linda, porém deve-se procurar um guia turístico para fazer esse passeio, pois estes conhecem bem a tábua das marés e sabem indicar o melhor momento para ir até lá.

17-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Capela de São Pedro do Pescadores

Essa capelinha é um mimo só. Acontecem alguns casamentos nessa área, pois o visual ajuda muito com o clima de casamento. Além do mais, para os amantes da noite, ver as estrelas desse ponto alto da ilha é indescritível.

18-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Praia da Baía dos Porcos

A visibilidade, como vocês devem imaginar, é perfeita quem gosta de usar snorkel. No dia que fomos nessa praia avistamos muitas arraias e uma diversidade enorme de peixes. Outras pessoas que estavam no mesmo grupo que nós avistaram também tubarões e tartarugas.

19-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Morro do Boldró

Um dos melhores pontos para se observar o pôr do sol em Noronha, é com certeza o famoso Morro do Boldró. Ali você tem uma vista ampla dos Dois Irmãos (cartão postal da ilha), além de ver o lindo oceano. Porém nessa época que fomos, inverno deles, é época de chuva, o que nos deixou um pouco tristes, pois todos os nossos momentos de “sunset” foram assim: nublados e com o sol numa posição não muito legal. Porém não importa, as vibrações positivas de ver esse momento são inesquecíveis.

20-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

21-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Trilha do Abreus

Essa trilha é auto guiada, ou seja, você mesmo vai as piscinas naturais, sem a instrução de um guia turístico. Porém para ter acesso a essa praia deve-se agendar um dia e horário, conforme a tábua das marés. O acesso as piscinas é de certa dificuldade, porém o mergulho vale a pena.

22-blog-viajando-em-321-lua-de-mel-fernando-de-noronha-pernambuco-roteiro-o-que-fazer

Projeto TAMAR

Participamos, também, da captura, marcação e soltura de tartarugas, realizada pelo projeto TAMAR, presente em Fernando de Noronha. Nesse momento os responsáveis explicaram como funciona o projeto, e os objetivos de fazer essas marcações nesses animais tão lindos, os quais são figurinhas carimbadas na ilha. Nunca havíamos visto em nenhuma praia brasileira, esse grande número de tartarugas como vimos em Noronha.

Enfim, o que temos a dizer é que todo o passeio, desde seu início e planejamento, valeu a pena. O tempo que você passa nesse paraíso brasileiro é único, e deve ser aproveitado em todos os seus detalhes. Recomendamos, de olhos fechados, que todos conheçam esse lugar abençoado por Deus e bonito por natureza. Se fossemos colocar aqui fotos de tudo o que vimos e fizemos em Fernando de Noronha, ficaria um texto enorme. Deixamos a vocês o desejo de conhecer e desfrutar, pessoalmente, desse pedacinho do Brasil, perdido no meio do oceano.

Gratos.

Karla Paris Miranda e Jean Liecheski Marques

separação - viajando

Conte sua história também
viajandoem321@outlook.com

Veja outras viagens compartilhadas:
– Rio: deu tudo certo deu tudo errado (com Eneo Lage)
– Dicas de Miami (com Luiz Gustavo Espíndola)
– O que fazer em Montevidéu (com Sandra Castanhel)
– Dicas de Brasília (com Nádia Geremias)
– 4 dias no Rio de Janeiro (com Amanda Lopes)
– Roteiro em Manaus, Amazonas (com Ju Waterkemper)
– Roteiro de 14 dias sozinha em NY (com Ana Elisa)
– Road Trip na Califórnia (com Janine Matiola)
– Como é trabalhar na Disney (com Ana Viccari)

– Sul Americano Universitário de Natação na Argentina (com Mauro Fernandes)

Veja também esses posts sobre dicas e planejamento de viagem:
– 10 dicas para usar melhor sua Gopro
– 5 dicas para diminuir o peso da mala
– 5 dicas para escolher o hotel ideal
– Como aproveitar ao máximo uma viagem
– Planejando os custos de uma viagem
– 8 dicas para comprar passagem aérea em casa

até a próxima

2 Comments

    1. Era um sonho em comum, antes mesmo de nos conhecer. Mas se bem planejado, fica acessível. Vale a pena cada centavo investido. Os sorrisos são infinitos e vontade de voltar é eterna.
      Super recomendamos!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Instagram
Pinterest
%d bloggers like this: