18 curiosidades sobre a República Dominicana

Ao longo da minha viagem para Punta Cana, fui descobrindo curiosidades sobre a República Dominicana que me chamaram muita atenção. O clima, geografia, história, cultura… é um país rico e cheio de fatos curiosos! 

1. A República Dominicana fica localizada em uma ilha da América Central e essa ilha é dividida com Haiti.

2. Na costa norte o país é banhado pelo Oceano Atlântico e na costa sul é banhado pelo Mar Caribenho.

curiosidades-sobre-a-republica-dominicana-punta-cana-caribe

3. Mamajuana é a bebida típica dos dominicanos. É feita com ervas, mel, vinho e rum. Os efeitos na saúde não estão comprovados, mas os locais falam que pode ser utilizado para aliviar a gripe, como digestivo, para melhorar a circulação e limpar o sangue, e como tônico para os rins e fígado. Tipo a nossa cachaça, sabe? Cura tudo!

4. O turismo oferece muitas vantagens para o país. Gera aumento da economia e aumenta a oportunidade de emprego para os dominicanos. Nossos guias sempre agradeciam por estarmos lá e diziam “Convidem seus amigos, espalhem nosso país por aí. Vocês são nossos ganha pão e fizemos questão de receber vocês!”. E era verdade, pois eles são muito receptivos.

5. Segundo nosso guia, o primeiro resort de Punta Cana tem 40 anos. É relativamente novo, não é mesmo? Por isso é um destino que passou a ser explorado a pouco tempo.

Isla-saona

Veja a transparência desse mar, a estrela está de baixo d’água. Foto tirada na bancada de areia em meio ao mar caribenho a caminho da Isla Saona.

6. Eu percebi um povo muito alegre, mas bem humilde. O salário minimo deles é em torno de $150 (dólares), ou 7000 pesos dominicanos.

7. O governo não ajuda os desempregados. Lá ninguém tem seguro desemprego como no Brasil. Por isso é comum ver muitos vendedores ambulantes, pois eles precisam sobreviver e arrumam qualquer jeito para ganhar dinheiro.

8. Em 5 de dezembro de 1492, Cristóvão Colombo desembarcou em Santo Domingo na sua 1ª vinda a América, se tornando a primeira colônia européia no “Novo Mundo”.

punta-cana-república-dominicana-viajandoem321-blog-de-viagem

E realmente, os coqueiros estão presentes em todas faixas de areia. Característica marcante do país.

9. Salsa e merengue, disso eles entendem muito bem! Eu tive a impressão que os dominicanos com isso ma alma, corpo sempre mexendo. Muitas vezes nem tinha música e eles estavam dançando.

10. A moeda do país se chama Peso Dominicano (DOP) e U$1 equivale a $46,54 DOP (consulta feita no dia 09/01/2017). Para informação, o dólar e o euro são bem aceitos em todos os lugares turísticos. Tanto que eu nem sei dizer a cor do peso dominicano, pois não foi preciso trocar nenhuma vez.

11. O maior resort all inclusive de Punta Cana é o Hard Rock Hotel & Cassino, com 1.790 quartos.

12. O nome Punta Cana se deu origem pela quantidade de cana de açúcar da região e por ficar localizada em um “ponta” do país.

13. Brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana, apenas pagam uma taxa de turismo com o valor de U$10, que pode ser adquirido online para evitar filas na imigração.

14. Punta Cana pertence a 4 donos, sendo que um deles é o Julio Iglesias. É um local privado e conta com apenas 5 resorts (um está desativado). Mas o nome Punta Cana passou a ser chamado para toda a área turística onde possui os resorts all inclusive.

15. Quem mora na República Dominicana busca por uma vida melhor saindo do pais, porém enfrentam barreiras como: 1) conseguir visto de trabalho e 2) preços abusivos da passagem aérea para o exterior.

16. O Aeroporto Internacional de Punta Cana é privado (possui donos), por isso os preços são tão altos.

aeroporto-internacional-punta-cana

O aeroporto é bem rústico, coberto com palhas. É todo aberto e arejado com ventiladores gigantescos de teto.

17. Fuso horário: A hora local é GMT -4 (apenas duas horas a menos que no Brasil).

18. Sair do Brasil com destino a República Dominicana não é uma tarefa muito fácil. As conexão não são amigáveis (Chile, Peru ou Miami) e podem levar quase 2 dias para chegar no destino.

separação - viajando

Veja algumas dicas de viagem:
– 8 dicas para comprar passagem aérea em casa
– 10 dicas para usar melhor a sua GoPro
– 5 dicas para escolher o hotel ideal
– 5 dicas para diminuir o peso da mala
– 4 aplicativos úteis durante a viagem
– Como aproveitar ao máximo uma viagem curta
– Planejando os custos de uma viagem
– 8 itens que podem fazer a diferença durante uma viagem

até a próxima

Já segue o blog nas redes sociais?

21 comentários sobre “18 curiosidades sobre a República Dominicana

  1. Puxa Angela.. é de tocar o coração a situação dos dominicanos. Ainda bem que Rep. Dominicana é um paìs lindo e seu povo pode contar com o turismo como meio de sobrevivência (até mesmo trabalhando como vendedor ambulante)!
    4 donos? Que absurdo!
    Adorei teu post….

    • Tenho simmm, aqui do lado na barra lateral, tem uma categoria só sobre Punta Cana e a República Dominicana. Punta Cana vai muito além dos resorts all inclusive, pode ter certeza. Qualquer dúvida só me chamar, bjssss

    • Com certeza mais horrores eu ouvi falar do Brasil..assaltos corrupção, arrastão nas praias, prostituição, assassinatos, jeitinho etc ..Então olha pra vocês antes de falar da Rep. Dominicana.

  2. Eu amei conhecer a República Dominicana! Foi a primeira vez que vi o mar do Caribe com aquele azul perfeito. Adorei saber sobre essas curiosidades. Bjs

  3. Ouço muito falar da Republica Dominicana e ate tenho amigos que já visitaram. Confesso que não é o destino que mais chama por mim, mas um dia que precisar de relaxar e banhar-me no mar durante alguns dias, poder ser que me aventure até lá!

  4. Eu morei na Republica Dominicana e não concordo com algumas informações que vejo aqui, tais como isso de que Sair do Brasil com destino a República Dominicana não é uma tarefa muito fácil, pelo contrario é bastante fácil sim, dentre as miles de linhas que chegam nesse país, existem duas linha aéreas que voam desde o Brasil até República Dominicana, a viagem dura em torno de 7 a 8 horas, uma se chama COPA AIRLINES, essa faz uma escala rápida no Panamá a outra é AVIANCA que faz escala de uma hora em Bogotá Colômbia. Mas existem outras empresas tais como a American Airlines que faz uma parada em Miami, o voo de Miami até Rep Dominicana dura apenas 1 horas 33 mins.
    Outra informação errada é sobre o salario minimo dos dominicanos, que não é 150 e sim um pouco acima dos 300 dólares, é maior que o salario minimo do Brasil, mas isso é relativo, pois existem pessoas que ganham apenas 350 ou 400 e outros que ganham até 5.500,00 dólares por mês. infelizmente essa é a realidade. O dominicano em sua maioria gosta da vida simples, principalmente da tranquilidade da vida do campo. Mas isso não significa que sejam pessoas pobres ou miseraveis, etc, é apenas uma questão de cultura.
    Outra coisa, o aeroporto de Punta Cana pertence uma parte ao setor privado e outra ao setor público, na Rep. Dominicana é comum o governo trabalhar em parceria com o setor privado.
    Referente ao visto, cidadãos de vários países inclusive do Brasil não precisam de visto se for para fazer turismo, se for para fins de trabalhar ou para residir lá, precisam de visto sim.
    Na Rep. Dominicana todos começam a trabalhar desde pequenos, ninguém fica desempregado lá, todos fazem alguma coisa para se manter, são donos de pequenos negócios, etc. Não é da cultura dominicana ficar parados recebendo ajuda de governo ou de qualquer outra entidade.
    Antes de publicar certos assuntos, recomendo que se informe melhor sobre o país.

    • Oi Dani, obrigada por adicionar várias informações importantes ao meu post. Todas essas informações eu peguei de guias de passeios que eu fiz. Uma pena que tenham me passado informações não exatas, eles frisavam bastante a questão do governo e do desemprego, mas não sei porque então. Essa foi a impressão que eu tive do país, não quis desmerecer ninguém, apenas dar minha impressão de quem veio de fora. Seu país é incrível, cheio de belezas naturais e povo receptivo. Me desculpe se ofendi você ou o país que você morou, com certeza não era a intenção.

Deixe um comentário