Cavalgada em Bom Jardim da Serra, SC

Dia 28 de maio eu participei da 6ª edição da Romaria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma cavalgada em Bom Jardim da Serra que acontece anualmente na região de Santa Barbara em , SC. Tem início logo após um café manhã que é servido por um fazendeiro, e termina com a benção final dos padres e um almoço delicioso na Igrejinha da região de Santa Bárbara.

Eu tive uma experiência incrível na cavalgada, conheci várias pessoas e matei a saudade de andar a cavalo. Por isso resolvi separar esse post em duas etapas, uma contando como foi a cavalgada em si e outra parte contando a minha experiência 😉 então vamos lá!

separação - viajando

O ponto de partida é após um café da manhã, servido por um fazendeiro e sua família. Cada um é responsável pelo seu cavalo e pelo horário de chegada no café. Então perto das 9 horas o pessoal foi chegando de todos os cantos da região. Amarrando seus cavalos e foram tomar café da manhã. Que por sinal estava ótimo, tinha bolos, pães caseiros, queijos, salames coloniais e assados quentinhos.

24-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina
Selfie da nossa turma indo para o café da manhã

26-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

2-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

Mesa do café da manhã

25-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

7-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina
Esse é o Fumaça, meu companheiro de cavalgada! É um cavalo Mangalarga bem macio, ele só não gostava de ficar parado hahaha, mas a gente se entendeu super bem!

Às 10 horas foi dado início à cavalgada que tinha como destino a Igrejinha da Santa Bárbara. 76 cavaleiros compareceram, a bandeira da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro andava sempre na frente, guiando todos. Depois de muita subida, descida, estrada de chão e pedras, chegamos na igrejinha. Na frente da capela tinha várias pessoas da comunidade de Santa Barbara e 4 padres nos esperando para dar a benção aos cavalos e aos cavaleiros. Foi muito emocionante!

18-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

10-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

11-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

Depois todos amarram os cavalos, assistiram a missa e em seguida foi servido o almoço. Tinha churrasco, pão, batata cozida, pinhão e de sobremesa, um bolo enorme. Tudo muito simples e feito com muito carinho, todos colaboravam de alguma forma.

Tanto no café da manhã quanto no almoço, nenhuma despesa é cobrada (exceto as bebidas do almoço como água, refrigerante e cerveja). Os fazendeiros se reúnem e dividem os gastos. Ajudam com dinheiro, serviço ou doando algum alimento, por exemplo. Cada família ficou responsável de levar o seu talher e seu prato, justo não?

13-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

19-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

Minha experiência na Cavalgada

Minha aula de sábado de manhã foi cancelada de última hora. Ás onze horas da noite eu liguei para meus pais, liguei para o Zé perguntando se ainda tinha cavalo para mim e liguei para a vó para ver se ela queria ir comigo as quatro da manhã. Adivinha? Ela topou! Minha fiel companheira! E partimos para a serra de madrugada, tínhamos que chegar lá às sete.

Veja bem, não sou a pessoa mais entendida em cavalos, mas eu já tive minhas experiências em outras cavalgadas. No nosso sítio temos 2 cavalos, quem encilhou para nós foi o Zé (ele cedeu o cavalo dele para mim, obrigada) e o Gordo, e apenas eu e a mãe participamos da romaria. O pai e a vó foram de carro (chamamos eles de carro de apoio).

Se fossemos pela estrada, o trajeto poderia levar o triplo de duração, então fomos cortando alguns caminhos, subindo morros e passando por lugares que eu nem fazia ideia. Nossa turma já era experiente, então eu só ia seguindo a Júlia e ela ia me dando as dicas “rédia curta, vem firme, passa por aqui, cuida com isso, cuida com aquilo”. Para mim as partes mais difíceis foram as decidas, eu ficava forçando minhas costas para trás e morria de medo do cavalo escorregar e eu cair. Mas sobrevivi!

Chegamos no café da manhã as 9 horas e às 10 horas já seguimos viagem. Eu conheci muitas pessoas legais durante o trajeto, vi muitas pessoas de Florianópolis e alguns moradores da região da Santa Barbara. Achei que no outro dia eu ficaria toda dura, mas até que não, só as costas um pouco dolorida. Adorei a experiência!

E sobre o almoço: tudo ótimo!! Sem explicação para aquele churrasco que foi servido!

21-blog-viajando-em-321-cavalgada-romaria-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-santa-barbara-bom-jardim-da-serra-santa-catarina

Algumas pessoas me perguntaram como faz cavalgar na Serra mas a única resposta que eu tenho é: se hospede em um hotel ou pousada que ofereça esse tipo de serviço. Antes de ter nossa casa na serra, nós já ficamos hospedados no Rio do Rastro Eco Resort e na Pousada Morro Grande, ambos tem cavalgadas 😉

separação - viajando

Outros posts na serra catarinense que você pode gostar:
– Nosso cantinho em Bom Jardim da Serra
– Serra do Rio do Rastro
– Cachoeira do Rio Pelotas
– Parque eólico e visita aos cânions