Colhendo pinhão na Serra

A Araucária, conhecida popularmente como pinheiro, é uma árvore típica da região serrana e origina as sementes que são chamada de pinhãoDurantes os meses de maio e junho, colher pinhão é uma das nossas atividades preferida quando estamos na Serra. Para nós aqui do sul o pinhão é bem conhecido e apreciado. Nas épocas de colheita você encontra facilmente barraquinhas coloniais da serra ou nos mercados.

No nosso sítio não precisamos comprar, temos o privilégio te poder colher direto do pinheiro, de uma maneira artesanal e eu diria muito divertida!

Primeiro vamos entender: 

Araucária (pinheiro) -> origina a pinha -> dentro da pinha está o pinhão

1. pinha - colhendo pinhão - viajando em 3... 2... 1...

2 . pinha 02 colhendo pinhão - viajando em 3... 2... 1...

É simples, primeiro amarramos um nylon na ponta de um nó de pinho (ou qualquer outra coisa que faça peso) e laçamos o galho em que a pinha se encontra. Balançamos até que a pinha caia no chão, e assim a colhemos. Veja esse vídeo que eu filmei da nossa última colheita, fica mais claro de entender.

Viram? Tem que ter mira para acertar no galho, não é muito fácil por isso acaba se tornando divertido. Outra coisa que eu acho difícil é enxergar a pinha, ela é verde e se confunde com os galhos. Tem que estar bem atento. Vejam alguns apetrechos que usamos durante a colheita:

3. apetrechos colhendo pinhão - viajando em 3... 2... 1...

6 colhendo pinhão - viajando em 3... 2... 1...

4. colhendo pinhão - viajando em 3... 2... 1...
O pinheiro tem os galhos com espinhos e quando eles secam, caem no chão e são chamados de grifas. Pode acontecer de a pinha já estar estourada ou quando jogamos o nylon ela cai e estoura com a queda, por isso precisamos das luvas para catar no chão. Essas grifas doem muito quando espetam!! 

5 colhendo pinhão - viajando em 3... 2... 1...
8 colhendo pinhão - viajando em 3... 2... 1...

Para comer o pinhão, é só colocar em uma panela de pressão os pinhões e cobrir água, adicionar um pouco de sal e esperar ferver. Dai vai do gosto de cada um, se gosta mais durinho ou mais molinho. Como na serra temos fogão a lenha, deixamos ferver aos poucos em uma panela de barro

11 colhendo pinhão - viajando em 3.. 2.. 1..

Minha mãe é expert em fazer em fazer um receita deliciosa: FAROFA DE PINHÃO! Eu chego a ficar com água na boca só de pensar. Pode ser comido com arroz ou puro mesmo. Pedi para ela passar a receita, aí vai:

Ingredientes:
– Pinhão descascado triturado no liquidificador
– Carne moída
– Calabresa picada
– Bacon picado
– Cebola

Modo de fazer:
Em uma panela fritar o bacon. Em seguida (na mesma panela) refolgar a cebola e adicionar a calabresa, carne moída e uma pitada de sal. Por último colocar o pinhão triturado.

20150408_212150

Fácil né?? É dos deuses, vale a pena!!

Sou muito fã da nossa serra catarinense e acho legal mostrar as caraterísticas desse local. Espero que tenham do post 😉

separação - viajando

Veja outros posts sobre a Serra Catarinense
– Parque Eólico e visita aos Cânions
– Cachoeira do Rio Pelotas
– A Serra do Rio do Rastro
– Nosso cantinho na Serra

E vocês tem alguma receitinha para a gente aprender? Conte aqui nos comentários

Já segue o blog nas redes sociais?

3 comentários sobre “Colhendo pinhão na Serra

Deixe um comentário