Como aproveitar ao máximo uma viagem curta

Não tenho paciência para trabalhar o ano inteiro e esperar os 30 dias de férias para poder viajar. Quem me acompanha por aqui, sabe que sou viajante de final de semana, e quando chega sexta feira a noite, assim que acaba a aula eu coloco o pé na estrada. A maioria das minhas viagens são curtas e não passam de 2 a 4 dias (4 é quando tem feriado), então eu acabei me acostumando a fazer algumas coisas antes e durante a viagem, para que eu possa aproveitar ao máximo cada segundo do final de semana. 

Veja algumas dicas que sempre me ajudam, quem sabe elas podem te ajudar também 😉

Pré selecione os pontos turísticos que te interessam mais

Alguns lugares que tem muito a oferecer, mas como você só vai ficar alguns dias, infelizmente não tem tempo de conhecer tudo. O ideal é selecionar os que mais te interessam e pesquisar mais ou menos o tempo  necessário para cada atração. Mas isso não é um regra, por exemplo, meus pais ficaram mais de 4 horas no museu do Louvre em Paris, e eu? Fiquei apenas uma hora e meia, vi a Monalisa, dei uma olhada nas outras obras e sai. Apesar de ser algo interessante, não sou a maior fã de museus.

Outro exemplo é Gramado. Conhecer Gramado em um final de semana não é suficiente, já que é uma cidade que tem muito a te oferecer. Tive que pesquisar as atrações que mais me atraia, se não lá na hora eu iria ficar quase louca querendo ver tudo.

13 - Snowland Gramado - dicas e impressões - viajando em 3.. 2.. 1..

Em Gramado nos programamos para ficar o dia inteiro no Snowland, decidimos isso através de pesquisas na internet, que diziam que lá tinha muita coisa legal para fazer.

Coloque os endereços no Google Maps

Se você for para cidade grande, essa dica é muito importante. Saber a logística dos passeios de acordo com a localização no mapa faz você economizar tempo na hora de se deslocar. Veja quais pontos ficam perto um do outro e se organize de acordo com as proximidades. Fiz isso na minha viagem para Curitiba e acredite, deu super certo!

Viajando-em-3-2-1-como-aproveitar-ao-máximo-uma-viagem-curta-blog-otimizando-o-tempo-durante-a-viagem

Deixe o sono de lado

Gosta de dormir até tarde? Pois é, nesse caso você vai ter que abrir mão do seu soninho e descansar só quando chegar em casa. Acordar cedo é uma ótima opção para quem quer render o dia. Uma alternativa para não ficar com sono o dia inteiro, é tirar 20 minutos para dormir depois do almoço (ou outra hora do dia), pode te ajudar a ficar acordado até tarde sem morrer de sono. Eu faço assim, comigo funciona.

Reserve um hotel com antecedência

Meu irmão foi para Punta Del Leste sem reserva e disse que ficou 4 horas procurando hotel com disponibilidade, tempo jogado fora, que ele poderia estar conhecendo a cidade. Uma alternativa para conseguir preços bons, é reservando pelo Booking, onde muitas reservas tem cancelamento grátis, qualquer imprevisto é só cancelar (verifique a política de cancelamento). O ideal é reservar um hotel bem localizado, além de economizar no transporte, você não perde tempo para se deslocar.

9 - Viajando em 3.. 2.. 1.. - Solar Mirador Exclusive Resort e Spa - Praia do Rosa - Santa Catarina

Evite filas

Odeio fila mais que tudo nesse mundo, não tenho paciência nenhuma pra isso. Sem contar que é uma perda de tempo ficar ali esperando enquanto que você poderia estar fazendo outras coisas mais legais. Quer ir em um restaurante legal mas sabe que é sempre lotado? Faça uma reserva antes de viajar. Quer visitar aquele museu famoso? Veja se o ingresso é o mesmo preço e compre online. Quer ir nas montanhas russas do Beto Carreiro sem ficar horas na fila? Compre o fast-pass. Dê um jeito de evitar filas, sua viagem vai render muito mais.

2 Viajando em 3.. 2.. 1.. - planilha para planejamento dos custos de uma viagem capa

Se precisar, compre ingressos com antecedência, assim você evitar filas indesejadas.

Internet no celular

Antes da viagem, verifique o sinal da sua operadora no destino. Ter um navegador de internet para pesquisas instantâneas facilita muito, assim não precisa ficar perguntando para cada um que passa na rua. Além de que, o GPS do celular só funciona com a internet ativada. Uma opção é comprar um chip pré pago de uma operadora local, pode facilitar as coisas. Mas cuidado, compre algo que seja fácil de cancelar depois.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente também? Conte aqui nos comentário 😉

Talvez você goste dessas também:
Planejando os custos da viagem
Check List de viagem
5 dicas para diminuir o peso da mala
Por que fazer intercâmbio?
Como sobreviver ao feriado em casa

Se inspire nesses destinos para seu próximo final de semana:
Guarda do Embaú, SC
Dois dias em Curitiba, PR
Dois dias em Gramado, RS
Praia do Rosa, SC
Praia da Barra da Lagoa, Florianópolis, SC
 Serra do Rio do Rastro, SC

até a próxima

Já segue o blog nas redes sociais?

3 comentários sobre “Como aproveitar ao máximo uma viagem curta

  1. arrasoouu <3 <3 amei as dicas 😀 aproveitando, descobri hoje o app citymaps2go, que da pra deixar o mapa das cidades baixado pra usar offline e marcar os hotspots, deixando a viagem bem planejadinha pra quem não tem tempo a perder. ameiiii!!!

Deixe um comentário