Nesse feriado fui a um congresso na cidade de Contagem, Minas Gerais, com minhas amigas. Eu sabia que a programação do congresso era bem intensa e que eu não daria tempo para “turistar”. Essa cidade fica a mais ou menos uma hora de Belo Horizonte, eu estava louca para me jogar num ônibus e passar um dia em BH, mas não deu (sou louca para conhecer o mercado central). Já que não deu para passear, pelo menos as comidas típicas de Minas eu queria experimentar.
Separei uma listinha de comidas típicas que eu precisava provar! Li em muitos lugares que Minas é fortemente conhecida por suas delícias típicas e conhecer a culinária de outros estados é uma coisa me fascina muito. Agora posso dizer que a comida mineira é de dar água na boca. Aí vão as comidas que eu experimentei:
Pão de queijo
Pão de queijo direto da fonte é mais gostos ainda. Obrigada MG, por presentear nosso país com essa delícia que vocês inventaram! O pão de queijo mineiro é inexplicável, delicioso e cai bem a qualquer hora do dia.
Tutu de feijão
Uma espécie de purê de feijão, bem cremoso, feito com farinha de mandioca. Eu comi com torresmo e arroz!
Deixa eu fazer uma observação aqui: ô lugarzinho quente! Clima bem abafado e notei que eles não tem costume de usar ar condicionado nos lugares, no restaurante não tinha, só no hotel. Aqui em SC, qualquer lugar é fresquinho por causa do ar condicionado. Até pensei duas vezes antes de comer o Tutu de Feijão, fiquei com medo de sentir mais calor. E de fato, senti!
Feijão tropeiro
Uma mistura de feijão cozido, farinha de mandioca e linguiça. Esse não me encantou muito, achei um pouco seco, mas gostei de ter experimentado.
Couve refolgada
Essa delícia já chegou na minha casa também, sempre fui fã de couve refolgada. Em Minas qualquer restaurante que tenha feijão, obrigatoriamente tem couve refolgada.
Queijo minas
É um queijo bem saudável, com pouco sódio, colesterol e gordura. É servido fresquinho e com certeza você vai encontrar nos cafés da manhãs dos hotéis de Minas. (Eu ainda prefiro um bom queijo colonial ou serrano aqui de SC, mas o de Minas tem suas particularidades)
Doce de leite
Hmmmmmmmmmmmmmmm, sério, que delícia de doce de leite! Eu trouxe um para casa, dá para comer de colher, colocar no pão, na bolacha, com tudo fica ótimo.
Comidas que eu não consegui experimentar mas que também são famosas por lá:
Ambrosia – uma sobremesa açucarada com leite, ovos, casca de limão, açúcar e canela
Bambá de couve – é feito com caldo de carne engrossado com fubá, ovos, couve e linguiça
Frango ao molho pardo – esse molho é feito com o sangue do frango, colhido no momento do abate e misturado a vinagre para não coagular (uii)
Leitão a pururuca – a pele do leitão vira uma crosta deliciosa
Outros posts sobre comida que você pode gostar:
– O que eu comi na Europa
– Café da manhã na Europa
– Delícias do feriado
– Como ser feliz em uma gelateria da Alemanha
– Rodízio de frutos do mar, Praia do Rosa – SC
Amei o doce de leite de lá <3
Sim Carol, achei maravilhoso tbm!! :***