Curiosidades sobre São Paulo que eu descobri em quatro dias

Nesse último final de semana eu passei quatro dias em São Paulo e notei algumas coisas que acontecem por lá que chamaram a minha atenção. São 6 curiosidades sobre São Paulo que estão inseridos no dia a dia dos paulistas e para eles é normal, mas para mim era novidade. 

1- Notinha Paulista

A nota fiscal paulista é uma maneira que o governo de SP achou para combater a sonegação de imposto. A cada compra registrada, o consumidor pode receber de volta parte do imposto embutido nas mercadorias. Ele pode receber isso em dinheiro ou como desconto em IPVA. Então a cada compra o vendedor pergunta “Notinha paulista?”, aí eles dão o CPF.

2- Rodízio da placa do carro

Uma vez por semana o carro com placa que termina com o número X não pode circular na cidade. O objetivo é diminuir o transito na capital. Ao mesmo tempo que eu achei essa ideia genial eu achei muito louca. Sou uma pessoa que não me vejo sem carro por um dia, mas se os paulistas sobrevivem… eu também sobreviveria então.

3- A cada 3 horas um celular é roubado na Avenida Paulista

Eu estava andando na Avenida Paulista e vi uma repórter falando ao vivo para uma emissora “…um celular é roubado a cada três horas aqui na avenida paulista….”. Na mesma hora guardei meu celular como se fosse a minha vida <3

4- O centro não é o melhor lugar para ficar

Fiquei no centro antigo de SP com a turma da faculdade por dois dias, num hotel localizado na Avenida Ipiranga. Os taxistas, motoristas de Uber e amigos paulistas falaram “CUIDADO! É um dos lugares mais perigosos da cidade”. Apesar de ser perto de muita coisa, não vale a pena! É muito perigoso andar a pé por ali.

5- O 10% do garçom não é incluso na nota

Faz sentido, porque se o 10% fosse incluso na nota, o restaurante teria que pagar imposto sobre isso também. Além do mais, acho bem mais educado perguntar “Você gostaria de incluir o 10% do garçom?”, esse pode ser o momento de sugerir algo construtivo ou reclamar de algo que aconteceu.

6 – A Avenida Paulista fecha aos domingos para a população se exercitar

Sim minha gente, isso é genial! Uma das avenidas mais movimentadas de SP fecha o transito todos os domingos, das 10 às 17 horas, para pedestres e ciclistas. Isso está acontecendo desde outubro de 2015 e a prefeitura conclui que o fechamento da Av Paulista nos domingos não tem impactos significantes para o transito local.

separação - viajando

Eu adoro visitar SP massssssssss, eu não gostaria de morar lá. Apesar de todas as qualidade da cidade, aquele transito não é pra mim. É tudo muito longe, o perto deles é 20 minutos. Aqui na minha cidade o longe que dura 20 minutos, o perto é 5 minutinhos, hahaha. Aí é questão de gosto, né? Tem gente que ama! Eu prefiro só ir visitar mesmo 😉

separação - viajando

 Vamos para Santa Catarina?
– Roteiro de 5 dias nas praias do sul de SC

– Guia completo sobre o Farol de Santa Marta, Laguna
– 5 praias para conhecer em Garopaba
– Praia do Rosa, Imbituba
– Praia da Guarda do Embaú, Palhoça 
– Serra do Rio do Rastro
– Vista ao parque eólico e cânions de Bom Jardim da Serra

até a próxima

2 Comments

  1. parabens angela foi muito legal a tua viagem para sao Paulo foram quatro dias bem aproveitados ,gostei de tudo o teu blog esta cada vez enriquecendo mais e mais .amei querida neta .mil beijos .

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Instagram
Pinterest
%d bloggers like this: