Praia do Gravatá – Laguna

Para estrear o Projeto Praias do Sul de Santa Catarina nada melhor que começar por uma praia encantadora, onde carro nenhum tem acesso! A Praia do Gravatá é linda e para chega lá apenas passando por uma trilha. Fica localizada em Laguna, Santa Catarina (veja no mapa clicando aqui), e ainda é pouco conhecida pelos turistas que visitam a cidade.

Estávamos no Farol de Santa Marta e saímos em direção a Laguna. Um pouco antes da balsa tem um acesso a direita, em direção ao molhes. Não tem placa nenhuma indicando o caminho da trilha da praia do Gravatá, então a sugestão é ir perguntando para os moradores. Meu irmão já sabia o caminho, então fomos de carro até o começo da trilha.

A trilha é tranquila, fomos de chinelo mesmo (nada de tênis ou roupa de caminhada). Deu uns 15 minutos caminhando, foi só seguir o caminho e não teve erro. Tem paisagens incríveis, ótimo para quem gostar de ter contato com a natureza!

5 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

A recompensa foi quando avistamos a praia. Um lugar calmo, ideal para quem procura relaxar ou fugir das agitações das prais lotadas. Tem uma boa faixa de areia, o mar estava super azul e tinha um pouco de vento nordeste (mas não aquele insuportável).

A praia do Gravatá foi cenário de manifestações em 2013. O Plano Diretor do município queria permitir a construção de habitações na região, mas os moradores de Laguna e frequentadores dessa praia foram contra, alegaram que têm outros lugares para a construção de casas e ainda disseram que a praia do Gravatá deveria ser considerado um parque ecológico.

8 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

9 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

10 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

11 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

Apesar de não termos visto nenhum surfista naquele dia, é comum a prática do surfe nessa praia. Vimos poucas pessoas circulando pelo local, no máximo umas 20. Pode ter sido por causa do tempo, o clima estava bem instável, uma hora nublado e outra com sol (vai entender São Pedro, né?)

12 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

13 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

Eu já tinha tentado visitar essa praia uma outra vez com meus amigos, mas pegamos o caminho errado e tivemos que andar tanto, mas taaaannnntooo, que desistimos, hahaha. Fiquei feliz em saber que meu irmão sabia a trilha certa!! Nesse dia estava eu, meu namorado, meu irmão e minha cunhada. Adoramos nosso passeio!

16 Viajando em 3... 2... 1... - Praia do Gravatá - Laguna - Praias de Santa Catarina

Para quem está sempre no Mar Grosso, no Farol, na Galheta ou qualquer uma praia dessa região, a praia do Gravatá é uma ótima pedida!

Espero que tenham curtido e se gostaram, é só compartilhar aqui embaixo 😉