Serra do Rio do Rastro – SC

Durante o inverno, um dos principais atrativos dos viajantes de plantão é curtir um final de semana na região serrana de Santa Catarina. A Serra do Rio do Rastro é sempre uma boa pedida tanto para passar o dia quanto dormir em uma pousada. Fica localizada no município de Lauro Müller, no sul do estado e é cortada pela rodovia SC-390. Clique aqui para ver no mapa.

Toda a beleza começa durante e subida da serra, onde você se depara com cenários lindos, paisagens de tirar o fôlego. Aquele vento fresco vindo da natureza que melhora qualquer humor.

1 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1.. - subindo a serra

Subindo a serra

As curvas são bem fechadas, então o cuidado tem que ser em dobro. É comum ter que parar durante as curvas para deixar algum caminhão da pista contrária manobrar.

É importe que você escolha um dia com tempo bom, porque ao mesmo tempo que a serra é linda ela também pode ser assustadora quando tem neblina. Isso dificulta muito a subida, já que a serração não te deixa ver mais que um palmo a sua frente e isso pode ser perigoso.

15 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1.. - comida restaurante tropeiro

Para quem está subindo a Serra do Rio do Rastro não pode deixar de passar no mirante. É uma parada simples, fácil e rápida, que vai te render fotos e curtir um visual maravilhoso! Fica a 1421 metros de altitude e desse cenário você consegue ter uma visão panorâmica de toda a subida da serra.

3 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1.. - vista da serra no mirante

Vista do mirante

-> Quer saber como colher pinhão de uma forma artesanal? Clique aqui 

6 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1..

8 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1..

Esse é o quati, um animal silvestre que habita nessa região. Tem uma placa dizendo “não alimente os animais silvestres” mas é comum os turistas ofereceram comida (na verdade eles são xupim e ficam procurando comida pelo mirante). Esses bichinhos são simpáticos, mas cuidado, não se esqueça que eles são silvestres.7 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1.. - quati

No mirante você também vai encontrar uma feirinha de artesanatos e uma cafeteria chamada Mensageiro da Montanha. Eu já tomei café e comi um assado ali, achei ótimo! É uma boa pedida para quem sai cedinho de casa e chega na serra com fome. Eu recomendo!

9 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1..

10 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1.. - mensageiro da montanha

Hmmmmmm, agora uma parte super importante que a Serra não falha: as churrascarias. Escolhemos a Churrascaria Tropeiro e nos deparamos com essa vista linda! Tem um boa parte de vidro, então várias mesas são nesse estilo, sem precisar disputar o local. Sobre a comida, pagamos R$42,00 por pessoa com direito a espeto corrido e buffet.

11 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1.. - restaurante tropeiro

12 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1..

O que achamos do restaurante? Eu amei o buffet! Escondidinho de carne seca, massa, lasanha, polenta frita (meu vício), entreveiro, maionese, bastante salada entre outros. Sobre as carnes que vinham na mesa, achei que tinha umas diferentes como búfalo, filé na mostarda, salame primavera, ovelha (minha carne preferida) e umas outras que de cabeça eu não me lembro. E claro, as outras opções comuns como coração, salame, alcatra, maminha, etc etc…  Meu namorado sempre vai em churrascarias e comentou que a frequência em que eles passavam com as carnes poderia ser maior. Também achamos o preço “salgado”, mas no geral gostamos bastante!

13 Mirante da Serra do Rio do Rastro - viajando em 3.. 2.. 1.. - comida restaurante tropeiro

Depois do almoço, saímos rolando do restaurante e fomos direto para o sítio, que fica 15km depois do centro de Bom Jardim. Contei um pouco do meu final de semana nesse post, confira aqui.

Para completar seu passeio na serra catarinense, você também pode visitar o Parque Eólico e visitar os cânions que fica logo em seguida da subida da serra, eu fui e contei tudinho aqui no blog (veja aqui esse post)

Você pode salvar esse post no seu Pinterest

Já segue o blog nas redes sociais?

2 comentários sobre “Serra do Rio do Rastro – SC

Deixe um comentário