Passei dois dias em Praga, capital da República Tcheca, e preciso comentar com vocês sobre algumas peculiaridades que eu vi por lá. A cidade é cheia de atrativos porém muitas coisas são bem diferentes do comum.
Além dos castelos e catedrais no estilo gótico, a cidade de Praga tem alguns monumentos que vai fazer você se perguntar “Que isso? Por quê? O que esse artista tinha na cabeça?”. Nesse post as imagens falam mais que mil palavras, então vamos as fotos:
Memorial das Vítimas do Comunismo
Nesse monumento o primeiro homem está inteiro e em seguida vai faltando partes dele, lembra até o The Walking Dead. O local é bonito, especialmente no outono, onde as folhas são amarelas e alaranjadas. Mas confesso que é bem diferente…
Piss Sculpture
O artista David Černý deixou alguns monumentos estranhos para os turistas de Praga. Esse é um deles, dois homem fazendo xixi em um mini lago e os quadris deles balançam de um lado para o outro. É engraçado na real.
Crawling Babies
Esses bebês pelados e sem rostos possuem quase dois metros e estão situados no Kampa Park. São obras do artista David Černý, que como podemos ver, só gosta de coisas inusitadas.
Os pinguins do grupo Cracking Art
Num horizonte cinza, esses pinguins amarelos deixam a paisagem de Praga mais viva. Eles fazem parte de um movimento chamado Cracking Art, que possuem estátuas coloridas em várias partes do mundo.
Museu MuMo – Museu Montanelli
No primeiro momento achei que esse seria um museu divertido, porém no fim percebi que a exibição que estava no MuMo era alucinante, mas não no bom sentido. Os artistas Richard Stipl & Josef Zlamal criaram o East of Eden, uma exposição de estátuas nuas, com faces tristes e aterrorizantes. Não entendi direito a ideia, mas era tudo muito estranho, senti uma tristeza grande quando eu tive lá dentro. Paguei 2€ a entrada.
Seven Foot Sigmund Freud
Esse monumento representa o psicanalista Sigmund Freud pendurado por uma mão, pensando se deve segurar ou largar. É um homem suspenso e você pode facilmente achar que é algo real. Também é obra do artista David Černý.
Tudo bem estranho, não é? Mas Praga apesar desses monumentos loucos, também tem bastante coisa bonita, como as arquiteturas, ruas charmosas e bares atrativos para vida noturna. Em breve postarei mais sobre Praga, aguardem 🙂