A Capital da Baviera é um dos destinos mais procurados para quem quer visitar o sul da Alemanha. Por isso esse post completíssimo vai te ajudar a saber o que fazer em Munique: principais atrações, melhores épocas, onde comer, onde se hospedar e como se locomover.
Munique é considerada uma cidade grande, possui mais de 1,45 milhões de habitantes. Em 1327, ocorreu um incêndio que destruiu grande parte da cidade. O imperador Luís IV da Baviera mandou reconstruí-la, e mesmo com a guerra que atingiu toda a Alemanha, não impediu que a cidade continuasse seu desenvolvimento comercial.
A cidade já foi cenário de destruição e hoje atrai visitantes do mundo todo devido seu centro histórico e vida cultural animada.
8 atrações imperdíveis de Munique
1- Marienplatz
Essa é a praça principal da cidade, fica localizada bem no centro de Munique e é onde tem a maior concentração de turistas. Por ali você encontra bons restaurantes, lojas internacionais e muita arquitetura antiga.
Na Marienplatz, fica localizada a sede da prefeitura, um edifício com arquitetura fascinante. Nesse edifício, está localizado um relógio que a cada hora determinada do dia, ele chama a atenção dos visitantes.
2- Olympiapark
Esse parque foi construído para os jogos olímpicos de 1972 e está ativo até hoje. Ele simboliza o estilo de vida dos moradores da cidade. Durante o verão, você encontra muitas pessoas sentadas na grama, curtindo o sol. É um ambiente que você encontra desde famílias até grupo de amigos.
Nesse parque está localizado o estádio Olímpico, um parque aquático, a Torre Olímpica e o aquário da cidade.
3- Torre Olímpica
Essa torre está localizada no Olympiapark e tem a vista mais impressionante de Munique. Com 291 metros de altura, da torre é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Você conseguirá ver o estádio da Allianz Arena, o museu da BMW, os alpes e muitas outras coisas. O legal é que no vidro de proteção tem a explicação do que você está vendo. A entrada custa 7 euros.
4- Aquário de Munique
O Sea Life é o aquário da cidade de Munique. Fica localizado no Olympiapark e é um programa interessante tanto para adultos quanto para crianças. No site oficial você pode ver o valor do ingresso.
5- Museu BMW
Não se engane se você acha que esse museu só atrai os apaixonados por carro. É um museu que agrada pessoas de todas as idades. De uma forma descontraída, o museu da BMW mostra a evolução da marca desde o início até os dias atuais. A entrada custa em média 10 euros, mas você pode conferir os dias e horários de funcionamento no site oficial.
6- Allianz Arena
A Allianz Arena é a casa do Bayer de Munique e foi estádio sede da copa do mundo de 2006. Para os apaixonados por futebol esse é ponto turístico muito importante. Conseguir um ingresso para assistir uma partida de futebol nessa arena é caro (pode ser mais de 130 euros por pessoa) e está sempre esgotado. Mas a boa notícia é que você pode fazer um tuor guiado e conhecer o estádio de perto. Saiba mais.
7- Experimente a gastronomia da bavária
A gastronomia está em todos os lugares de Munique, desde padarias, restaurantes e até feiras ao ar livre. A feira mais conhecida é a Viktualienmarkt, que possui tendas com cervejas, vários tipos de doces, salsichas alemãs e entre outras. Essa feira fica próxima a Marienplatz. Dentre os restaurantes típicos mais famosos, o mais conhecido é o Hofbräuhaus.
Não deixe de experimentar: todos os tipos de Wurst (Salsichas), Bretzel, Eisbein (joelho de porco), cerveja da marca Hofbräu e Paulaner.
8- Oktoberfest
A Oktoberfest de Munique é conhecida mundialmente e por isso tem um intenso movimento de turistas. Para ir na Oktober, você precisa estar na cidade entre a última semana de setembro e nas duas primeiras semanas de Outubro. A vila germânica é enorme. Lá você encontra pequenas tendas de comidas e bebidas espalhas pela vila. Também possui um parque de diversão com brinquedos bem atrativos. Para você tomar o famoso caneco de 1 litro de cerveja você precisa estar dentro das grandes tendas, nessas tendas eles servem cerveja e comida nas mesas (é bem difícil conseguir mesa).
Melhor época para conhecer Munique
Qualquer época no ano é boa para conhecer a cidade, mas aí vão algumas dicas. Se você não gosta muito de frio, vá no verão, entre abril e outubro. Se você é fã do frio Europeu, o inverno é uma boa época para você, então vá entre novembro e março. Os meses de janeiro e agosto são épocas movimentadas, pois é período de férias escolar na Europa. Outubro também tem bastante movimento devido a Oktoberfest.
Onde se hospedar em Munique
Essa é um dúvida muito recorrente. Mas tudo depende do seu estilo de viagem. No Booking.com você encontra mais de 600 opções de hospedagem em Munique. Você pode filtrar de acordo com suas preferencias (preço, bairro, redes de hotéis, tipos de acomodação…). Mas ai vão algumas opções boas:
– Hotel Deutsches Theater ($)
– MLOFT Apartments München ($)
– H2 Hotel München Messe ($$)
– Holiday Inn Munich ($$)
– Maritim Hotel München ($$$)
– Hotel Kreis Residenz München ($$$)
Onde comer em Munique
Não é a toa que experimentar comidas da bavária esta entre as oito atrações indispensáveis da cidade. A gastronomia alemã vai te deixar fascinado. Aí vão alguns restaurantes localizados perto da Marienplatz para você se aventurar nessa gastronomia:
– Hofbräuhaus
– Donisl
– Empório Dallmayr
– Viktualienmarkt (feira a céu aberto)
– Haxnbauer
Como se locomover em Munique
O transporte público funciona muito bem em Munique, mas por se tratar da língua alemã, vejo muitos brasileiros com receio se arriscar no transporte público. Eu compreendo esse medo, confesso que quando cheguei na Alemanha tudo parecia mais difícil por conta da língua. Mas vai por mim, não tem mistério…
Infelizmente o Uber é proibido na Alemanha. Mas você pode optar pelo velho e famoso táxi (conhecem ainda? haha depois da invenção do Uber nunca mais usei).
Você pode alugar um carro, mas confesso que não é uma boa ideia. Os lugares para estacionar são escassos e os estacionamentos são caros.
Chip de internet em Munique
Na Alemanha não é tão fácil comprar um chip pré pago para utilizar na sua viagem. Para isso você precisaria de uma residencia na Europa. A melhor maneira é você sair do seu país já com o chip em mãos. Com a Easysim4u você tem internet ilimitada por toda Europa. O chip chega na sua casa pelo correio e assim que você chegar no seu destino, basta trocar o chip do celular e está pronto para utilizar (não necessita configurações difíceis, é assim fácil mesmo).
Seguro saúde obrigatório para entrar na Alemanha
Sabia que para você entrar na união Europeia você precisa ter um seguro saúde? Sim, é verdade. Eles podem te perguntar na imigração e você precisa mostrar um documento provando que você está assegurado durante sua viagem. Para isso, faça um seguro viagem durante sua estadia na Europa. Fazer online pelo site SegurosPromo é a forma mais fácil e econômica. Se tiver alguma dúvida, fale comigo.
Esse foi um texto criado através da iniciativa da blogagem coletiva [8on8]. O tema do mês de janeiro é Cidade Grande. Veja o que os blogueiros escreveram sobre o tema:
Let’s Fly Away – [8 on 8] O que fazer em Washington DC – surpreenda-se!
Mulher Casada Viaja – Roteiro na Europa por 8 capitais
Espiando pelo Mundo – 8 on 8 | São Petersburgo em detalhes: cores e poesia na cidade russa dos czares
Turistando.in – 8 cidades maravilhosas para conhecer em 2019
Quarto de Viagem – Top 8 Cidades grandes pelo Mundo
Das principais cidades alemãs só não consegui ir em Munique. Vendo o seu post, fico ainda mais triste… Tanta coisa para conhecer! Quem sabe uma desculpa para volta para a Alemanha! Lindo post!
Não conheço Munique ainda, mas está nos planos, não sabia que Munique era considerada uma cidade tão grande e com uma população dessa, o que me faz lembrar muito da cidade é a Orktobefest, com certeza quero conhecer!
Munique era uma das cidades que meu marido pensou em escolher para uma pesquisa de doutorado (junto com Bremen e Oldenburg, ao norte) e ao ouvir isso, a orientadora dele disse: Voce é louco? Todas essas cidades sao meio roça, nao enfie tua mulher e filho nelas. Va para Berlim!
Para as duas cidades ao norte eu até entenderia, mas me espantei quando ela disse o mesmo de Munique.
Claro que essa denominaçao de roça vinha do fato de que Berlim é tao cosmopolita quanto SP, mas fico cà pensando se Munique seria realmente uma roça….
Enfim…. achei linda essa cidade
Eu passei apenas um dia em Munique durante minha viagem de uma semana para Nuremberg. Naturalmente que conheci muito pouco dessa linda cidade. Vide o tanto de coisas desta lista que nem cheguei perto! Contudo, me acabei na deliciosa gastronomia bávara que eu adoro! rsrsrsrs Volto um dia para ver tudo isso! Seguro que sim! 🙂 P.S. quero usar roupa típica também! 🙂