Protegida pela vegetação da Mata Atlântica, a Prainha é uma pequena praia localizada na zona oeste do Rio de Janeiro e possui apenas 150 metros de extensão. É uma ótima opção para quem quer fugir das praias lotadas do Rio.A Prainha é um refúgio entre dois morros, que na combinação do mar, vegetação e céu azul, fica um lugar perfeito para quem quer curtir a praia tranquilamente. É uma praia fora do circuito turístico no Rio de Janeiro que ganhou meu coração logo de cara. Fiquei encantada pelo lugar.
Mesmo em finais de semanas de verão e muito sol, a Prainha continua sendo a opção mais interessante do que as praias mais conhecidas da cidade. A praia fica cheia, mas não fica aquele absurdo que costumamos ver na televisão.
A Prainha chama muito a atenção dos surfistas! É considerada uma das melhores praias do Rio de Janeiro para o surf, pois tem constância e qualidade nas ondas. Então não espere aquele mar super calmo, ok? Mesmo na beirinha, pode ter ondas um pouco forte.
Como chegar a Prainha – Rio de Janeiro
A única estrada que chega na Prainha é a Avenida Estado da Guanabara, que passa por toda orla desde a Praia da Barra da Tijuca. Fica localizada logo após a Praia da Macumba. O trajeto é lindo! A estrada vai costeando o litoral e você consegue ver as praias de dentro do carro mesmo.
A estrutura da praia
A estrutura da praia é pequena. Possui dois quiosques, um restaurante e conta apenas com um estacionamento (se você chegar muito tarde, corre risco de não ter onde estacionar). Além disso, durante a tarde, o morro atrás da praia faz sombra na faixa de areia. Então a dica é: chegue cedo.
Restaurante Mirante da Prainha
Esse restaurante fica localizado no canto esquerdo da praia e tem uma vista privilegiada da Prainha. Você almoça ao ar livre, em baixo de sombreiros e rodeado de verde da vegetação nativa da Mata Atlântica. A maioria das opções do cardápio é frutos do mar.
Espero que você goste da Prainha tanto quanto eu. Quero voltar em breve 🙂
Dica extra: conheça 7 lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro.
Leia mais sobre o Rio de Janeiro
– Minha primeira vez no Rio de Janeiro
– Onde se hospedar na Barra da Tijuca
– Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
– Perrengues no Rio de Janeiro