Um ano morando na Alemanha – o que eu aprendi!

Não consigo nem acreditar que completei um ano morando na Alemanha. Morar fora do Brasil parecia um sonho tão distante, mas hoje eu olho para trás e vejo que nada é tão distante que não podemos alcançar!

Dizer tchau para a familia e amigos, largar meu emprego e ir para um país desconhecido onde eu tive que começar tudo de zero, foi o maior desafio que eu já enfrentei até hoje, sem dúvida!

Se eu olhar para a Angela que chegou aqui em agosto de 2018 é uma Angela totalmente diferente da de agosto de 2019. Minha essencial é a mesma, continuo com meu otimismo e espírito aventureiro de sempre. Porém agora me sinto mais madura.

No brasil eu sempre tive o conforto da casa dos meus pais e da estabilidade financeira deles, aqui eu tive que construir minha própria independência financeira e minha própria independência do dia a dia.

Leia mais: Entenda porque eu vim parar na Alemanha.

Amizades

No começo eu achei que eu não tinha muitos amigos, mas aí eu parei para pensar que eu tenho sim! Acontece que eu não posso ficar comparando meus amigos da Alemanha com meus amigos do Brasil. Me dei conta que isso não tem comparação sabe?

No Brasil eu sempre fui rodeada de amigos e queria que isso acontecesse aqui também. Infelizmente não aconteceu, mas eu ja entendi que aqui as coisas são diferentes. Tenho colegas de trabalhos maravilhosos, meus colegas do curso de alemão também são indispensáveis, conheço brasileiros queridos que moram na minha cidade e fora as pessoas que a gente vai esbarrando por ai.

Eu sou uma pessoa fácil de se enturmar, sempre que eu posso vou me enfiando em grupos diferentes, então assim nesse um ano morando na Alemanha as amizades vão aumentando aos poucos.

DCIM\102GOPRO\G1794852.JPG

O idioma alemão

Muita gente me diz que para quem esta aqui há um ano, meu alemão é considerado bom. Eu não sei se eu acredito, porque eu percebo que me falta muito vocabulário… Mas a gente se cobra tanto, que faz bem receber elogios como esses, não é mesmo? Eu consigo me comunicar, mas não falar absolutamente tudo (haja treino para isso!)

Mas se voce for ver, eu sou obrigada a aprender alemão. Estou trabalhando so com alemães, isso quer dizer que eu escuto eles 8 horas por dia. Durante a noite eu tenho 3 horas de aula de alemão no meu curso. São 12 horas por dia em contato com a lingua alemã. Eu aprendo por dedicação e por osmose também!

Veja o post: Como é estudar alemão na Alemanha.

Saudade da família

Preciso falar alguma coisa sobre isso? So de escrever sobre isso já sinto meu olho cheio de lágrimas. Essa é a parte mais dolorida gente, ja vou avisar para quem quer morar fora. Eu falo com a minha família todo santo dia e se eu não falar, não me sinto bem. Mesmo com a distância, esse um ano morando na Alemanha, eles fizeram e continuam fazem parte do meu dia a dia.

Jornada profissional

Diferente do que eu pensei, foi muito difícil conseguir um emprego aqui só falando inglês. Então a primeira coisa que eu fiz foi meu matricular na aula de alemão para aumentar minhas chances profissionais. Após eu chegar, levei 4 meses para conseguir um emprego. Trabalhei em um hotel recepcionando os hóspedes no cafe. Comecei com 50 horas mensais e depois passei para 100 horas. Apesar de eu ter gostado da experiência, esse não era o emprego dos meus sonhos. Era um emprego simples, eu ganhava pouco e vivi super apertada financeiramente enquanto eu trabalhei lá.

Nenhum começo é fácil, não é mesmo? Mas eu não desisti! Coloquei na minha cabeça que eu era capaz de conseguir algo melhor. Meu alemão melhorou muito depois que eu entrei no hotel. Fiz meu currículo e uma carta de apresentação em alemão e todo dia eu mandava currículo para diversas empresas. Mandava para vagas da area de engenharia mecânica (minha formação) e para vagas de marketing online (minha paixão). Mesmo eu achando que era quase impossível fazer marketing sem o alemão e não desisti e mandava currículos mesmo assim.

Até que um dia uma empresa da minha cidade me chamou para uma entrevista para uma vaga de gerente de marketing online. Quando eu vi eu nem acreditei. Parecia de mais para ser verdade! Apos a primeira entrevista eu passei a esperar ansiosamente para receber a resposta. A resposta foi sim e atualmente esse é meu emprego. Convivo o dia inteiro com alemães e isso fez meu alemão so melhorar! Meu colegas de trabalho são queridos, eu amo meu trabalho e to muito feliz com essa oportunidade que eu tive!

Morando sozinha pela primeira vez

Poderia ser na Alemanha, na China, nos Estados Unidos… quando você mora sozinho pela primeira vez, é sempre um aprendizado! Eu sempre morei com meus pais no brasil, nunca precisei lavar louça muito menos lavar minhas roupas. E agora se eu não faço, ninguém faz para mim haha. Então né, vida adulta mandou um oi pra mim. Apesar de as vezes eu odiar, eu to amando! OBS: Eu quis dizer que eu to mais amando do que odiando.

Diferença cultural

Esse é um dos quesitos que mais me fascina de morar aqui! Meu dia a dia mudou completamente por causa dessa diferença cultural. Que o povo alemão é mais frio e mais direto, isso você ja sabe né, então não adianta eu ficar falando disso. Vamos falar das coisas boas:

  • Eles são muito educados! Por favor, obrigada, saúde, bom dia, boa tarde, melhoras, se divirta… são frases que eu mais escuto!
  • Regra é regra! Não vem tentar burlar alguma coisa que você vai sofrer as consequências.
  • Todo lixo é separado! Me orgulho muito disso!
  • Eles levam a serio a redução do plástico no mundo, no mercado ninguém te dá uma sacolinha e nos restaurantes ninguém te dá um canudo.
  • Eles trabalham muito para poderem aproveitarem seus tempos de lazer. Eles fazem isso muito bem por sinal!
  • A palavra ansiedade não é muito comum por aqui! Eles vem isso como uma coisa horrível, ninguém entende quando eu falo!
  • Vou fazer um post so sobre esse tema “diferença cultural”, porque realmente merece!

Viagens

Esse foi um dos motivos de eu querer me mudar para a Europa, pois essa proximidade dos países me fascina! Aqui é muito fácil cruzar a fronteira de um pais para o outro, e eu sou apaixonada por conhecer novos lugares!

Nesse um ano morando na Alemanha conheci muitas cidades alemãs! Algumas grandes e famosas e outras pequenas e charmosas! Os países que eu visitei nesse um ano foram: Espanha, Republica Tcheca, Austria e Brasil.

Eu to feliz?

Mas e aí, no fim eu to feliz com toda essa mudança? A resposta é SIM, eu to feliz com tudo que já alcancei aqui e toda experiencia que eu já tive e to tendo. Porém, posso dizer que não me sinto 100% completa morando na Alemanha. Sinto saudade desse calor humano do Brasil, sinto muuuita falta da minha familia e dos meus amigos também. Esse é um sentimento que só quem mora ou já morou fora do Brasil vai entender. Eu digo isso porque eu não entendia direito quando me alertavam, eu entendi isso so quando tive minha própria experiência.

Mesmo que eu vou em uma cidade pequena, para mim tem a mesma emoção de ir em uma cidade grande. A Alemanha é um pais cheio de cultura e cada cidade cidade tem sua peculiaridade. Para mim, viajar nunca foi sinônimo de ir para outro país, mas sim de vivenciar algo novo!

Leia mais sobre os lugares que eu visitei morando na Alemanha:
O que fazer em Munique, na Alemanha
Monumentos de Praga, na Republica Tcheca
O que fazer em Palma de Mallorca, na Espanha

4 Comments

  1. Nossa um ano se passou e tu aprendeu muito mesmo, mas aqui ou lá sempre temos que nos ajusta querida. A saudade vai estar sempre presente. Te amo e querendo sempre o teu melhor♥️♥️

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Instagram
Pinterest