Depois do meu intercâmbio no Canadá em 2011, passei muito tempo com a ideia de um dia morar fora do país. Eu sempre tive motivos para adiar meu sonho: família, estudos, trabalho… mas esse ano finalmente a ideia saiu do papel.
O problema de fazer a primeira viagem internacional é que você descobre muitas realidades diferentes do país que você vive (boas e ruins, claro). Minha primeira viagem internacional foi para a Alemanha, com 13 anos fui visitar meu padrinho que resolveu morar lá com a família. Mesmo pequena, muitas coisas chamaram a minha atenção. Lembro até hoje que comprei um jornal na rua, sem ninguém me atender. Eu apenas coloquei meu dinheiro na caixinha, peguei meu troco e levei o jornal comigo. Pensei “No Brasil não teria mais nenhum jornal e nenhum dinheiro na caixinha, alguém já teria roubado”,
Depois, com 16 anos eu tive a oportunidade de ficar dois meses no Canadá estudando inglês. Esse mundo de intercâmbio é incrível, conheci muita gente, morei num país desenvolvido onde muita coisa que no meu país não funciona mas que lá, funcionava perfeitamente (transporte público, direitos sociais, oportunidade de emprego…).
Especialmente depois do meu intercâmbio, eu tive certeza de uma coisa: um dia vou morar fora do Brasil.
Sai do ensino médio e comecei cursar engenharia mecânica na minha cidade, um curso que leva cinco anos e meio pra ser concluído (uma vida praticamente). Durante o curso tentei a todo custo conseguir um estágio na Alemanha, um país considerado referência para quem faz engenharia mecânica. Por fim acabei não conseguindo nenhuma vaga, dificultou muito pois a minha faculdade não tinha parceria com faculdade estrangeira.
Durante a faculdade fiz outras viagens internacionais, duas para a Europa e outras para a América do Sul. Durante tudo isso, eu trabalhava durante o dia e estudava a noite. Com essas viagens a vontade de sair do país só ia aumentando. Conhecer pessoas, ter novas experiências, ver culturas diferentes, tudo isso sempre me fascinou. Mas sempre pensei “Não, primeiro vou terminar a faculdade.”. Só que um dia a faculdade acabou…
Me formei em agosto de 2018. Mudou minha vida? Mudou… Fui convidada para começar um novo setor na empresa que eu trabalhava. Migrei do setor de gerenciamento de manutenção para o setor de marketing. Eu não estava muito satisfeita no meu antigo setor e tive essa ótima oportunidade, que foi muito bom. Comecei até meu MBA em Marketing pela FGV, eu estava amando o curso. Conheci um mundo totalmente diferente e mais fascinante que a engenharia mecânica.
Mas o sonho de morar fora ficou onde? Na minha cabeça de novo.
Até que um dia eu não aguentei mais. Meu sonho estava sempre sendo adiado… A vida é feita de escolhas e algumas coisas precisam ser deixadas de lado para poder ser vividas outras. Conversei com a minha família, cancelei meu curso de MBA, pedi demissão do meu emprego e comprei uma passagem só de ida para a Alemanha.
Quando eu dizia que queria morar fora, eu nunca soube que país seria. Me alojei na Alemanha pois tenho família aqui (tios e primos) e essa seria uma forma de tranquilizar meus pais e de eu ter um apoio no começo.
Vim para a Alemanha com alguns objetivos:
1 – Ser independente financeiramente
2 – Aprender alemão
3 – Continuar meus estudos
4- Viajar toda a Europa
Quase três meses na Alemanha e bastante coisa aconteceu. Eu ainda não alcancei meus objetivos, mas to na luta. Especialmente a parte de ser independente está me deixando um pouco aflita, pois ainda estou vivendo com a minha família alemã e não arrumei um emprego, to só com as minhas economias do Brasil. Essa parte eu realmente não previa, achei que seria mais “fácil”, não tão demorado. Mas to aí firme e forte tentando, boa sorte para mim.
Meu curso de alemão começa em breve, to muito muito muito animada. Sabe quando o desafio é grande? Aí sim eu tenho mais vontade de conseguir concluir. Igual no curso de engenharia mecânica, eu sempre soube que era difícil, fui lá e fiz tudo, mesmo sabendo que não queria exercer essa profissão para sempre.
Sobre continuar meus estudos, preciso dar um passo de cada vez. Fazer um curso de pós graduação ou se especializar em algo requer um investimento alto e primeiro eu preciso me estabilizar. Sem contar que eu preciso aprender alemão para ter melhores oportunidades de emprego.
Eu sabia que a proximidade dos países europeus faz você viajar com muita facilidade e isso é uma coisa que me deixa muito animada. Sem contar que quando você não precisa converter euro para real, a vida fica muito melhor. Então eu percebi que a Europa não é caro, só é caro para quem mora no Brasil, mas não para quem mora aqui.
De todas as viagens que eu já fiz, seja nacional ou internacional, essa está sendo a que to enfrentando mais desafios. Alcançar objetivos a realizar um sonho nem sempre é fácil, mas é muito mais prazeroso do que eu imaginava.
Sobre a saudade da família no Brasil, o coração aperta em certos momentos mas a tecnologia está sempre ao nosso favor. O grupo na família no Whatsapp e as vídeo chamadas faz eu me sentir mais perto deles do que nunca.
Se estou feliz? MUITO. Para completar minha felicidade só preciso mesmo me estabilizar em algum emprego, mas isso a gente corre atrás. Em breve mando mais notícias da Alemanha para vocês 🙂
Todos mês temos um tema diferente para abordar na Blogagem Coletiva 8on8 e esse mês o tema é “Viagem dos sonhos”. Cada blogueiro usa a sua criatividade para explorar o tema, confira o que meus amigos postaram:
Let’s Fly Away – [8 on 8] Roteiro de 8 lugares românticos em Paris
Espiando pelo Mundo – [8 on 8] – 8 motivos para visitar o Peru:
Mulher Casada Viaja – 8 Destinos de Sonho – para Realizar!
O Berço do Mundo – [8 on 8] A minha lista de sonhos-viagem
Turistando.in – 8 cidades italianas que sempre sonhei em conhecer
Blog convidado:
Entre Polos – 8 Viagens dos Sonhos (que já realizei)
Ahhh que texto lindo! Cheio de emoção e sinceridade. Pode até demorar um pouco, Angela, mas todos os teus sonhos vão se realizar. Disposição, garra e vontade tu tens! Siga em frente guria. Estou daqui torcendo muito por ti. Um beijão
Como está sendo viver longe das amigas?? Saudades!!
Que história inspiradora! Isso mesmo, menina! Corra atrás do seus sonhos, viva cada um deles do jeito que for!!!! Uma hora tudo desenrola. Se isso sempre esteve dentro de você tem é mais é que viver intensamente. Aproveite e boa sorte!!!! Bjus
Que linda história de alguém que soube correr atrás dos seus sonhos. Quanta mudança e quanta esperança. Estaremos aqui, à espera de novos desenvolvimentos nesse sonho, agora partilhado com um namorado! (é alemão?)
Boa sorte para o emprego que falta
Não tem nada melhor do que realizar sonhos, não é mesmo Angela. Nem sempre as coisas acontecem como a gente sonhou, mas tem tanto ou mais valor que o sonho. Quando morei na Europa, chorei um bocado nos primeiros meses, depois de um ano e meio lá, não queria mais voltar. Acho que hoje, com a tecnologia, isso não aconteceria. Você, pelo menos, tem essa vantagem. Sucesso! Essa experiência vai ficar marcada para toda sua vida. 😘
Que história linda!!!! Sabia que você tinha ido para a Alemanha e agora conhecendo os detalhes fiquei ainda mais feliz por você. Precisamos arriscar e correr atrás dos nossos sonhos. Tenho certeza que dará tudo certo!!
Angela, de todas nós, você foi a única que levou o tema sonho para o lado pessoal, nao necessariamente de viagens, e isso demonstra o quanto está sendo importante para você. Estou aqui emocionada porque sempre quis viver no exterior e perto dos 50 anos ainda não consegui – como você bem disse, sempre tem estudos, trabalho, família… mas um dia eu vou. Conte com minha torcida daqui, tudo tem seu tempo, o importante é construir os caminhos. Boa sorte no trabalho, no amor parece que já aconteceu!