18 curiosidades sobre a República Dominicana

capa-curiosidades-sobre-a-republica-dominicana-punta-cana-caribe---

Ao longo da minha viagem para Punta Cana, fui descobrindo curiosidades sobre a República Dominicana que me chamaram muita atenção. O clima, geografia, história, cultura… é um país rico e cheio de fatos curiosos! 

1. A República Dominicana fica localizada em uma ilha da América Central e essa ilha é dividida com Haiti.

2. Na costa norte o país é banhado pelo Oceano Atlântico e na costa sul é banhado pelo Mar Caribenho.

curiosidades-sobre-a-republica-dominicana-punta-cana-caribe

3. Mamajuana é a bebida típica dos dominicanos. É feita com ervas, mel, vinho e rum. Os efeitos na saúde não estão comprovados, mas os locais falam que pode ser utilizado para aliviar a gripe, como digestivo, para melhorar a circulação e limpar o sangue, e como tônico para os rins e fígado. Tipo a nossa cachaça, sabe? Cura tudo!

4. O turismo oferece muitas vantagens para o país. Gera aumento da economia e aumenta a oportunidade de emprego para os dominicanos. Nossos guias sempre agradeciam por estarmos lá e diziam “Convidem seus amigos, espalhem nosso país por aí. Vocês são nossos ganha pão e fizemos questão de receber vocês!”. E era verdade, pois eles são muito receptivos.

5. Segundo nosso guia, o primeiro resort de Punta Cana tem 40 anos. É relativamente novo, não é mesmo? Por isso é um destino que passou a ser explorado a pouco tempo.

Isla-saona

Veja a transparência desse mar, a estrela está de baixo d’água. Foto tirada na bancada de areia em meio ao mar caribenho a caminho da Isla Saona.

6. Eu percebi um povo muito alegre, mas bem humilde. O salário minimo deles é em torno de $150 (dólares), ou 7000 pesos dominicanos.

7. O governo não ajuda os desempregados. Lá ninguém tem seguro desemprego como no Brasil. Por isso é comum ver muitos vendedores ambulantes, pois eles precisam sobreviver e arrumam qualquer jeito para ganhar dinheiro.

8. Em 5 de dezembro de 1492, Cristóvão Colombo desembarcou em Santo Domingo na sua 1ª vinda a América, se tornando a primeira colônia européia no “Novo Mundo”.

punta-cana-república-dominicana-viajandoem321-blog-de-viagem

E realmente, os coqueiros estão presentes em todas faixas de areia. Característica marcante do país.

9. Salsa e merengue, disso eles entendem muito bem! Eu tive a impressão que os dominicanos com isso ma alma, corpo sempre mexendo. Muitas vezes nem tinha música e eles estavam dançando.

10. A moeda do país se chama Peso Dominicano (DOP) e U$1 equivale a $46,54 DOP (consulta feita no dia 09/01/2017). Para informação, o dólar e o euro são bem aceitos em todos os lugares turísticos. Tanto que eu nem sei dizer a cor do peso dominicano, pois não foi preciso trocar nenhuma vez.

11. O maior resort all inclusive de Punta Cana é o Hard Rock Hotel & Cassino, com 1.790 quartos.

12. O nome Punta Cana se deu origem pela quantidade de cana de açúcar da região e por ficar localizada em um “ponta” do país.

13. Brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana, apenas pagam uma taxa de turismo com o valor de U$10, que pode ser adquirido online para evitar filas na imigração.

14. Punta Cana pertence a 4 donos, sendo que um deles é o Julio Iglesias. É um local privado e conta com apenas 5 resorts (um está desativado). Mas o nome Punta Cana passou a ser chamado para toda a área turística onde possui os resorts all inclusive.

15. Quem mora na República Dominicana busca por uma vida melhor saindo do pais, porém enfrentam barreiras como: 1) conseguir visto de trabalho e 2) preços abusivos da passagem aérea para o exterior.

16. O Aeroporto Internacional de Punta Cana é privado (possui donos), por isso os preços são tão altos.

aeroporto-internacional-punta-cana

O aeroporto é bem rústico, coberto com palhas. É todo aberto e arejado com ventiladores gigantescos de teto.

17. Fuso horário: A hora local é GMT -4 (apenas duas horas a menos que no Brasil).

18. Sair do Brasil com destino a República Dominicana não é uma tarefa muito fácil. As conexão não são amigáveis (Chile, Peru ou Miami) e podem levar quase 2 dias para chegar no destino.

separação - viajando

Veja algumas dicas de viagem:
- 8 dicas para comprar passagem aérea em casa
- 10 dicas para usar melhor a sua GoPro
- 5 dicas para escolher o hotel ideal
- 5 dicas para diminuir o peso da mala
- 4 aplicativos úteis durante a viagem
- Como aproveitar ao máximo uma viagem curta
- Planejando os custos de uma viagem
- 8 itens que podem fazer a diferença durante uma viagem

até a próxima

4 comentários sobre “18 curiosidades sobre a República Dominicana

Deixe um comentário