Barra da Lagoa – Florianópolis

Aproveitei o feriado de Corpus Christi para conhecer algumas praias de Floripa que ainda não conhecíamos. Depois de ver uma foto incrível no instagram @santacatarina_, decidimos começar pela Barra da Lagoa. Que lugar lindo!! Fica localizado na costa leste da ilha e para chegar lá, é só seguir as placas da Lagoa da Conceição

As ruas são estreitas e só existe um caminho para chegar lá, o mesmo que chega na praia Brava, por isso, saímos cedo para não pegar fila e chegamos lá umas 09:30 da manhã. Local para estacionamento é pouco, então aproveite a primeira vaga que encontrar (tudo é pertinho). Primeiro paramos na Praia da Barra da Lagoa, uma praia enorme de mar calmo.

1.0 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

1.1 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

Nessa praia é onde se encontra o Farol da Barra da Lagoa, onde você pode caminhar até no Farol para bater fotos ou ver a praia de outro ângulo. Encontramos bastante pescadores locais com tarrafa. A cultura açoriana é bem presente nesse local.

2 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

3 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

4 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

5 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

Massssssss, ainda não tínhamos encontrado o local daquela foto que vimos no insta hahaha. Andamos andamos e andamos, e descobrimos que a Barra da Lagoa não era apenas uma vila simpática com uma praia linda, tinha trilhas para chegar em outros lugares de tirar o fôlego. Era só atravessar essa ponte da foto.

6 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

Descobrimos que aquela foto era das piscinas naturais que ficava a 1km da praia, mas para isso tinhamos que seguir uma trilha. Então aí fomos nós! Passamos a ponte e viramos à esquerda. Por sinal, tem plaquinhas indicando as direções. No começo passava por caminhos estreitos entre as casas da morro.

7 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

200 metros depois da ponte, nos deparamos com uma prainha. Vou chutar, mas acho que tinha 100 metros de extensão ou menos. Tinha casas de pescadores ao redor e vários de hostels e pousadas. Inclusive, na volta estava tendo um arrastão (para quem não sabe, é assim que se chama quando jogam a rede na época da tainha), mas infelizmente não veio nem um peixinho sequer.

8.0 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

8.1 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

Continuamos a trilha e eu ia ficando cada vez mais encantada. A mata bem verde e o mar bem azul! A vista era de tirar o fôlego!! Faltavam 800 metros para chegar no local esperado, parece pouco mas tinha partes bem ingrimes, percebi que eu estava super fora de forma!  Vimos várias pessoas de tênis, mas nós fomos de chinelão mesmo.

10 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

11 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

Chegamos!! Que lugar lindo, que mar azul, que natureza perfeita! Mesmo sendo nas pedras, o mar não era agitado. Era super calmo, e apesar de não termos visto ninguém dentro da água, dizem que as pessoas mergulham, praticam snorkel e relaxam por ali. Ficamos apenas apreciando a vista, preferimos não arriscar em um lugar que não conhecemos (medrosos, confessamos, mas é melhor não arriscar).

Durante a trilha encontramos uma mulher que comentou que naquele dia a água estava turva. Oi? Se aquilo era turva não sei de mais nada então! O mar estava lindo, aquele azul me deixou hipnotizada, de não conseguir parar de olhar. Ficamos um bom tempo por ali.

14 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

– Você já conhecer o Projeto Praias do Sul de SC feito pelo blog Viajando em 3.. 2.. 1..?

E depois de uma hora de trilha, nada melhor do que a recompensa! Voltamos para a Praia da Barra da Lagoa e nos acomodamos em uma mesinha do Restaurante Beira Mar. Custava R$7,50 a cerveja Brahma de 500ml. Ficamos um bom tempo por ali. No cardápio também tinha porção de camarão por R$45,00 e sequência de camarão como prato principal por R$85,00. Preferimos a porção de batata frita por R$15,00 hahaha, por que será? $$$$

16 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

Se você preferir almoçar em outro lugar, eu recomendo parar na Lagoa da Conceição e comer uma sequência de camarão. Mas cuidado! Inverno não é época de camarão fresco, escolhemos um restaurante em que o camarão estava super sem gosto! Nesse último verão, em janeiro, pedimos esse mesmo prato em outro restaurante e estava beeeeeem melhor. Minha dica é você consultar o TripAdvisor

17 Barra da Lagoa - Florianópolis - Viajando em 3.. 2.. 1..

Espero que você tenha se empolgado para conhecer esse lugar, vale muito a pena! Qualquer dúvida só perguntar aqui nos comentários 😉

Você pode salvar esse post no seu Pinterest

Siga o Viajando em 3.. 2.. 1.. nas redes sociais
– Instagram @angelacastanhel
– Snapchat @angelacastanhel

Post que você pode gostar