A Praia do Rosa é uma beleza do litoral sul de Santa Catarina que fica localizada a 90 km de Florianópolis e pertence ao município de Imbituba. Tem um estilo todo particular, que se originou com a vila de pescadores e foi tomando forma a partir da década de 70, quando os surfistas descobriram a praia.
É um local com uma vibe bem positiva, você vê bastante surfistas, hippies, estrangeiros e gente bonita. E o melhor, a praia ainda não foi descoberta por ambulantes, vendedores de barracas ou ônibus de turismo, o que deixa o clima da praia bem mais agradável e calmo. Quem frequenta esse lugar uma vez, provavelmente vai querer ir sempre.
A praia do Rosa possui 3 km de extensão e é divida em Rosa Sul e Rosa Norte.
Rosa Sul
É onde você encontra restaurantes na beirar mar, famílias com crianças e tem estacionamento para carros. Geralmente é bem tranquila, um lugar para relaxar e curtir o mar. Se por acaso você não tiver cadeira ou guarda sol, não se preocupe, ali você pode alugar ou usar a dos restaurantes. O mar é mais mexido, porém as ondas não são grande, ideal para quem quer aprender a surfar.
Rosa Norte
Esse é o point da galera, das pessoas bonitas, mulherada bronzeada e surfistas praticamente profissionais. Considerado mais movimentado que o lado Sul da praia. O acesso de carro é ruim, o estacionamento é confuso mas dá para usar se chegar cedo. Você pode descer por uma trilha ou por um deck de madeira. Ali a infra estrutura para turistas é praticamente inexistente, leve um lanchinho e guarda sol para garantir. As ondas são perfeitas e a vibe é boa!
Centrinho do Rosa
É pequeno, aconchegante e bem movimentado, com vários restaurantes que servem sushi, pizzas, massas, comida tailandesa e entre outros. A parte gastronômica da praia é bem forte, tem restaurantes deliciosos e bem conceituados. No centro você encontra também lojas de conveniências e artesanatos. Fui em agosto, considerado baixa temporada, então 60% dos restaurante estavam fechados.
Onde ficar
A Praia do Rosa é cheia de hotéis e pousadas, desde mais simples até as mais luxuosas, a maioria no estilo rústico ou rústico chique. Se você quer um local com vista para o mar, dê preferência para os que ficam na encosta virada para praia, em frente ao Lago do Meio (um lago de água salgada). São mais caros mas facilitam na hora de ir para a praia, já que não precisa pegar o carro, sem contar que ficam perto do centrinho. Se você quiser algo mais em conta, tem várias opções, a praia do Rosa é cheia de pousadas legais que preserva o contato com a natureza! Só tome cuidado se não fica muito longe da praia.
Clique aqui para reservar sua Pousada pelo Booking.
Trilhas
Uma das trilhas mais bem sinalizadas é a da Praia Vermelha, que o acesso fica na encosta do Rosa Norte. Eu fiz essa trilha e ao meu ver, é uma trilha curta e de nível médio. Para ir e voltar, levei uma hora e trinta minutos. Fui de tênis, mas você pode ir tranquilamente de roupa de banho. Confira minha experiência na Trilha da Praia Vermelha.
OBS: Nessa trilha é onde você encontra a piscina Natural. Não deixa de ler o post para saber onde fica.
Baleia Franca
No período de agosto a setembro é comum as baleias francas frequentarem as águas do litoral sul de SC para o nascimento de seus filhotes, e isso inclui a Praia do Rosa . Elas proporcionam um espetáculo a parte, mostrando a calda e borrifando água para cima. Dá para avistá-las das encostas, mas a garantia de vê-las não é 100%, já que elas andam por todo o litoral catarinense.
Réveillon na Praia do Rosa
É um dos mais famosos da região de SC, tem uma mega festa chamada Virada Mágica e muitas pessoas falam super bem! Inclusive, ano passado teve a presença do Gabriel Medina, deve ter sido muito legal. Se você está pensando em passar o ano novo lá, não perca tempo e já reserve hotel, a praia fica lotada.
Como chegar
De carro: segue pela BR 101, até o Km 274 no Estado de Santa Catarina, onde tem o trecho que dá acesso a Estrada Geral da Praia do Rosa.
De avião: O aeroporto mais próximo é o Hercílio Luz de Florianópolis, depois você deve pegar um táxi até a rodoviária e pegar um ônibus com destino a Imbituba. Um parada antes do destino final do ônibus é a Praia do Rosa, avise o motorista que você quer descer ali.
De ônibus: A rodoviária mais próxima é de Imbituba.
Dica 1: Achar um táxi não é nada fácil, por isso, ter um carro passa a ser indispensável.
Dica 2: As ruas são bem estreitas e os estacionamentos das praias são bem limitados. Minha dica é chegar cedo no local, assim você garante uma vaga e não pega o congestionamento das ruas mega estreitas do Rosa.
Dica 3: Tá de bobeira na Praia do Rosa? Aproveite e visite também as praias vizinhas, Praia do Ouvidor e Praia de Garopaba.
Esse é um daqueles lugares que dá vontade de ir e ficar lá para sempre. É tudo muito lindo, aconchegante, rústico e a natureza está em todo lugar. Adoro lugares assim, que combinam o verde de natureza com o azul do mar. Lugar super aprovado, recomendo muito!
Você pode salvar esse post no seu Pinterest
Outros posts que você gostar:
– Planejando os custos da viagem
– Praia do Gravatá, Laguna SC
– Alimentando as gaivotas no Farol de Santa Marta, Laguna SC
– Praia da barra da Lagoa, Florianópolis
Sou doido para conhecer a praia do rosa, só ouça maravilhas sobre o lugar. Adorei suas dicas! Parabens pelo post
A-DO-RO a praia do Rosa… um lugar abençoado. Ótimas dicas e tem ainda uma lagoa de água quentinha perfeita pra crianças…
Afinal São Paulo tem boas praias! Gostei de conhecer. 😀
Santa Catarina tem praias lindas mesmo, adorei as fotos, dão vontade de viajar
Olá! Irei para a Praia do Rosa em janeiro com o meu filho de 8 anos. Lá é necessário carro? Queria saber pra não alugar à toa.
Se voce se hospedar perto da praia o carro nao é necessário… Seria bom ficar perto da praia e do centrinho, ai sim voce não precisa de carro 🙂