Aproveitei um domingo de tempo fechado para fazer a Trilha da Praia Vermelha, que pode ser feita saindo do canto norte da Praia do Rosa, em Santa Catarina. O Rosa é famoso entre os praieiros, surfistas, hippies e também chama atenção dos aventureiros e amantes da natureza.
A entrada da trilha se dá pelo Rosa Norte (canto norte da Praia do Rosa) e tem uma placa indicativa. Da praia mesmo, você verá uma passarela de madeira. É bem estruturada, tem passarelas, pedras estrategicamente posicionadas e degraus demarcados para facilitar as subidas íngrimes. É toda sinalizada, não tem como se perder.
Ao meu ver, é uma trilha curta e de nível médio. Para ir e voltar, levei uma hora e trinta minutos (parando para tirar fotos, fazendo pequenas pausas para descanso e curtindo um pouco o destino final). Tem bastante subidas e descidas, pois para sair da Praia do Rosa e chegar na Praia Vermelha, é preciso atravessar um morro de encosta rochosas.
LEIA MAIS: Tudo sobre a Praia do Rosa, SC
Sempre que eu escrevo sobre trilhas, gosto de deixar uma coisa bem clara: meu preparo físico é de uma pessoa comum. Faço exercício físico três vezes na semana (e falto com frequência #preguiça), então não sou sedentária mas também não sou atleta.
Para ir foi bem mais fácil. Tive a impressão que durante a ida, a subida do morro era mais leve e a descida foi bem íngreme (descer todo santo ajuda). Então claro, na hora de voltar, subir a parte íngreme foi bem difícil. Mas nada que uma parada estratégica e uma água não ajude.
Estava nublado mas era bem abafado. Passei um calorão! Fiquei feliz quando a chuva caiu.
LEIA MAIS: Duas maneiras de aproveitar a Praia do Rosa, SC
A Praia Vermelha
Chegamos!! A Praia Vermelha tem aproximadamente 480 metros de extensão e, segundo o Guia de Praias, fica localizada em uma área particular onde o acesso de carro é restrito. A circulação de pedestres é livre, então isso que importa!
Fica situada entre a Praia do Ouvidor e a Praia do Rosa e possui acesso por essas duas praias vizinhas. É um local que também atrai os surfistas (tinha bastante por lá). Não possui restaurantes nem quiosques, é só a praia mesmo.
Na hora do mergulho, notamos muitas bancadas de areias, do tipo “agora está rasinho, opa, agora tem um buraco”. Então cuidado! É um praia calma mas não possui salva vidas por ali. E o mergulho vale a pena!
LEIA MAIS: Onde ficar na Praia do Rosa – Resort Solar Mirador
Piscina Natural
Agora uma dica extra para você que está pensando em fazer a trilha ou está de bobeira ali no Rosa Norte. Logo no comecinho da trilha tem uma bifurcação com um caminho que leva em direção às pedras. Ali, fica localizada uma piscina natural bem bonita.
Não é possível ver ela da trilha, pois fica escondida por umas rochas gigantes, mas bem provável que você vai ver um movimentação por ali. Esse caminho paralelo para a piscina fica logo no comecinho da trilha da Praia Vermelha.
A água é realmente clarinha, dá para ver o que tem no fundo. Isso que o dia estava nublado, no verão deve ser bem transparente a água. Mas antes de se jogar na água, certifique-se de que a maré está boa e que nenhuma onda vai alcançar você ali na piscina natural. Acho bom alertar, cuidado.
LEIA MAIS: Goen Temaki – sushi na Praia do Rosa
Que roupa usar e o que levar
Por ser uma trilha curta, muitas pessoas que estão ali aproveitando a praia acabam indo de chinelo e roupa de banho mesmo (biquíni e bermuda). Achei bem tranquilo se fosse para fazer de chinelo, fui de tênis porque acho mais confortável. Fui destina a ir na trilha, mas nem sempre se tem um tênis na mala, não é mesmo?
Vá com uma roupa de banho, pois certamente você vai querer dar uma mergulho (seja na piscina natural ou no mar mesmo). Mas já adianto, vá com uma roupa confortável e fresca. Principalmente na mata mais fechada, é difícil ter aquela brisa gostosa e acaba ficando bem abafado.
“Nossa Angela, mas levasse até mochila?“. Levei, levo sempre! Sabe como é blogueira de viagem né… eu não saio de casa sem a GoPro e sem a câmera (a minha é semi-profissional, faz um volume legal). Só por isso! Minha amiga (que não é blogueira) levou quase nada, foi bem de boa.
Então o essencial é:
– Roupa de banho
– Protetor
– Garrafa de água
– Câmera fotográfica (para muuiiiitas fotos, porque é tudo lindo)
– Chinelo ou tênis (descalço dói o pé, minha amiga testou)
Você pode salvar esse post no seu Pinterest
Que tal explorar Santa Catrina?
– Praia do Gravatá, Laguna
– Barra da Lagoa, Florianópolis
– Praia do Rosa, Imbituba
– Guarda do Embaú, Palhoça
– Farol de Santa Marta, Laguna
– 5 Praias de Garopaba
– 5 Prais de Imbituba
– Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
– Costa da Lagoa, Florianópolis
Nossa ameiiiii seu relato tão bem narrado, simples e objetivo com informações que desejamos encontrar para se elaborar um bom roteiro, entãi suas dicas foram fundamentaisssssss em todos os aspectos para a elaboração do meu roteiro para o Reveillón desse ano.Obrigado de coração por compartilhar conosco, adorei de verdade sua narração.
Pensei que tinha ido sozinha, mas foi com sua amiga, que tirou belas fotos.
Gostei muito, acompanho sempre seu blog para pegar essas suas dicas bem objetivas.
Ah e parabéns você é bemmmmmm gata rs.