Aproveitamos o feriado de páscoa para fazer um passeio que não fazíamos a muito tempo: descer o Rio Pelotas até encontrar a cachoeira. Esse era o caminho em que meu pai e seus amigos faziam para pescar truta, um peixe comum dessa região. Fica a 2km de distância da nossa casa em Bom Jardim da Serra e o trajeto é feito dentro da água e às margens do rio.
Fomos de botas de borracha para poder caminhar pelas pedras sem se preocupar com dores nos pés e com calças compridas para se proteger de possíveis arranhões, já que iríamos passar por galhos nas margens do rio. O acesso é fácil, mas você precisa de alguém que conheça o local para saber em quais partes tem que passar pelas margens e quais você consegue andar pelo rio tranquilamente.
A água estava bem gelada, mas isso é uma características da serra mesmo, até no verão a temperatura da aguá é assim. E quer saber? A gente nem se importou, até esquecemos disso quando começamos a ver as paisagens. É de tirar o fôlego! Você enxerga cada passo, cada pedrinha dentro do rio, a água é muito cristalina.
E depois de andar 2km vem a recompensa. Essa cachoeira linda, que da vontade de ficar olhando sem parar! A queda da água não é grande, mas o suficiente para escutar aquele barulho gostoso da água caindo. Não era fundo, pudemos mergulhar e ficar ali embaixo tranquilamente. Só não fomos diretamente na queda d’agua para garantir, poderia ser forte. Mergulhamos, aproveitamos e tiramos mil fotos é claro, hahaha
Enquanto isso os homens iam garantindo nosso jantar, hehehe. Tenho certeza que quando eles iam só em homens para pescar ficavam em silêncio para não espantar os peixes, mas como a mulherada adora uma conversa, espantamos quase todos os peixes. Mas conseguimos 3 trutas para contar história.
4,48 km no total, contando que a metade foi por dentro da água. Alguém consegue imaginar o estado das nossas pernas quando chegamos em casa? Saímos às 15:30hs e chegamos 18:00hs, cansamos muito mas valeu a pena! Meu irmão marcou o trajeto pelo relógio da Garmini que contém GPS. Deu para queimar as comilanças do feriado!
Espero que tenham gostado, até a próxima 😉
Posts sobre a Serra que você também pode gostar
– Visita aos Cânions no Parque Eólico de Bom Jardim da Serra
– Nosso casa na Serra
Muito lindo o passeio mas matar as trutas que muitos lutam pra preservar foi exagero.
Oi Iran,
Que bom que você achou o lugar bonito. E sobre a pesca da truta, é uma pratica legal, pois a pesca artesanal não afeta a quantidade da espécie no local. Truta não é uma espécia nativa dessa região inclusive, nós mesmos já soltamos alevinos de truta no rio pelotas. Pode ter certeza que somos a favor da natureza.
Boa semana, até a próxima
Oiii, estou lhe acompanhando há pouco tempo e gosto muito de Bom Jardim da Serra. Queria saber se nesta cachoeira do Rio Pelotas é um bom lugar para acampar com os amigos.
Oii, tudo bem? É um bom lugar sim, desde que não seja muito perto da cachoeira, pois lá tem bastante caso de o rio encher rápido devido a chuvas em outras regiões.