Eu fico muito feliz de vim aqui falar sobre o meu lugar prefiro nesse mundo! Cabo do Farol de Santa Marta, assim é o nome verdadeiro do Farol, um lugar mágico, com vista deslumbrante e muito procurado por banhistas, veranistas e surfistas. Localizado em Laguna, Santa Catarina, é um local que tem uma geografia diferente de muitas praias do litoral catarinense.
O Farol
Com 29 metros de altura, é um dos faróis mais potentes do Brasil em alcance que serve como guia para os navios que se aproximam da costa. Além das praias, esse é o maior atrativo do local. É possível entrar na reserva da marinha durante a manhã até o entardecer.
Praia do Cardoso
Essa é a praia principal, fica localizada logo no início do morro do Farol. Mar aberto e extensa faixa de areia. Do lado esquerdo da praia o mar é calmo e tranquilo, pois fica protegido pelo morro e também é onde fica a casinha do salva vidas (ótimo para quem vai com crianças), nessa área é proibido a circulação de carros, mas tem um local próprio para estacionamento. Do meio da praia em diante é onde rolam as ondas e aqui o legal é que você pode entrar de carro. Mas ande devagar, tem bastante banhistas andando de um lado para o outro.
Prainha
Localizada no coração do Farol a Prainha é uma praia com faixa da areia bem pequena e com extensão de apenas 600 metros. Ali por perto você encontra mercados, farmácias e restaurantes. É sempre bem movimentada.
Outras Praias
As principais praias do Farol são a Prainha e a Praia do Cardoso, mas não posso deixar de citar as outras que além de lindas são muito frequentadas.
-Cigana: Muito procurada por surfistas. Sem casas ao redor a cigana possui uma longa faixa de areia. Para chegar lá depende da condição do vento, talvez carro baixo não chegue. Tem um pôr do sol lindo durante o verão e inverno.
-Santa Marta Grande: Localizada entre a Prainha e a Galheta, mar aberto e extensa faixa de areia, pouco procurada por banhistas.
-Praia da Galheta: Frequentado por bastante famílias veranistas, se você tem um carro baixo tem grandes chances de ficar atolado na areia da praia. Possui galheta Sul e Galheta Norte, onde recebe ondulações distintas.
-Praia da Ipuã: Possui um loteamento com casas de veranistas e têm um clima bem familiar. Há uma ilhota bem na beira da praia, formando piscinas naturais quando a maré está baixa.
-Praia da Teresa: Praia bem pequena com morro rochoso dos dois lados. Muito procurada pelos surfistas. Há algumas casas de veranistas e alguns moradores fixos.
–Praia do Gravatá: Para chegar nela só fazendo uma pequena trilha de 20 minutos. Já falei dela aqui no blog, confira aqui.
+ planeje os custos da sua viagem
Surfe
O legal do Farol é que independente da direção do vento alguma praia sempre terá ondas. O vento principal é Nordeste e Sul. Forte vento nordeste durante o inverno (mexendo bastante o mar) e sul durante o verão (acalmando as ondas). Eu pedi ajuda do meu amigo Wikipédia para descrever cada praia com seu tipo de onda:
“Cigana – Direitas e esquerdas perfeitas com fundo de areia; Cardoso – Direitas e esquerdas quilométricas, famoso por suas ondas nos grandes swells; Prainha – muito badalada entre os surfistas nativos; Santa Marta Grande – No lado sul é chamada de Mocó, onde rolam as direitas com vento sul, ao norte é chamada de Santa Marta, onde rolam ondas com vento nordeste, e situa-se ao lado do Morro da Galheta; Praia da Galheta – Direitas e esquerdas perfeitas para ondulação de até 2,0 metros; Ipuã – Praia onde as ondas rolam com vento nordeste, possui uma laje de pedra submersa que favorece a qualidade desta onda; Praia da Teresa – Pequena praia com costão de pedra nos dois lados onde as direitas rolam sem fim nos dias bons; Siriú – Praia menor que a da Teresa e situada entre esta e a Praia do Gravatá, é pouco procurada pelos surfistas; Gravatá – é pequena com fundo de areia e costão de pedra onde quebram as ondas com vento nordeste.”
Pôr do Sol
O pôr do sol mais bonito, mais incrível e mais verdadeiro que você poderá ver na vida! Daquele que não precisa de filtro nenhum para a foto ficar bonita. É uma das principais atrações do local, esperar o pôr do sol na Praia do Cardoso. O sol quase se põe no mar durante o verão, é lindo demais!
+ veja o entardecer no Farol em vídeo
O que fazer no Farol
O Farol é um destino muito procurado por jovens que gostam de surfar e curtir a praia. Você vai encontrar várias opções de casas para alugar. Ficar na praia é o atrativo principal! Também é possível fazer caminhadas com paisagens incríveis, assistir o pôr do sol, fazer sandboard nas dunas da praia da cigana, conhecer o Farol de perto andando pela área protegida pela marinha, curtir a noite com os amigos e no fim ainda assistir o nascer do sol. Durante o verão você encontra aluguel de caiaque e stand up. É um lugar bem relax.
Leia mais: Como é passa o ano novo no Farol de Santa Marta?
Vida noturna
As noites no Farol já foram bem mais agitadas durante o verão, mas hoje ainda é possível encontrar um barzinho à beira mar com música ao vivo. Se você sair as onze horas da noite procurando alguma agitação no Farol, tenho certeza que não irá encontrar nada. A vida noturna começar a partir da uma da manhã. Sempre foi assim e sempre será. Duram até de manhã, por isso é comum ver jovens esperando ansiosamente o nascer do sol, que é tão lindo quando o pôr do sol.
Onde ficar
– Pousada Vento e Cia (bem de frente para a Prainha)
– Pousada Villa Prainha (um lugar lindo e rústico bem perto da Prainha)
– Pousada Baiuka (uma das melhores vistas da praia do Cardoso e do pôr do sol)
– Pousada Genoveva (30 metros da praia do Cardoso)
Caso você esteja procurando casa para alugar e dividir entre vários amigos, tem um site oficial para alugar casas no Farol, podem confiar. Confira aqui.
Uma dica: como o Farol é um morro, a maioria das casas tem vista para alguma praia e para o Farol, isso é muito legal! Ah e não estranhe se você achar as ruas apertadas ou se você ver alguém passando pelo seu terreno. Isso é muito comum por lá.
Vida marinha
Esse é um ponto que me faz ser encantada pelo Farol! Durante o dia é normal você estar olhando para o mar da prainha e de repente ver um boto por ali. Um, dois, três… e nos dias que eles estão felizes e encontra cardumes dão até piruetas. Entre agosto e setembro é comum ver baleias francas com seus filhotes a procura das águas quente de SC. Eu também ja vi alguns leões marinhos (pequenos) nas pedras da prainha. Quando eu era criança via muitos pinguins descansando na praia, a gente sempre levava para a ONG Rasgamar cuidar deles. Nas pedras perto da prainha é possível ver tartaruga, que sobem na superfície para respirar, mas elas são bem ariscas. Fora as gaivotas que adoram dar um espetáculo quando o assunto é buchada de peixe (tem vídeo aqui).
Esqueci de mencionar lá em cima, mas o Farol também é muito procurado por pescadores de final de semana. Eles pescam nas pedras, alguns lugares são até perigosos. Algumas noites tem pesca de peixe espada, já comeram? É um peixe comprido de dentes afiados, uma delícia. E no períodos da pesca da tainha os pescadores locais fazem arrastão na Prainha e na Praia do Cardoso.
Onde comer
Meu restaurante preferido é o Maré Mansa, localizado na frente da prainha. Não deixe de experimentar o linguado ao molho de camarão, a tainha assada, o risoles e pastel de camarão e também a casquinha de siri! Outro que eu gosto é o Restaurante do Farol (eu chamo de Restaurante do Pia), eles servem peixe assado, pirão de peixe, arroz e feijão que é uma delícia! Eu gosto também do Sacadas Restaurante. Se você procura uma pizzaria tem o Maresia Bar e Pizza, a vista deles é muito linda e a pizza é ótima. Se preferir um lanche rápido, sugiro o Point Gaúcho, simples e gostoso. Quer um sorvetinho pós almoço? Vá na Sorveteria Quero+ e não deixe de comer o açaí na tigela, é muito famoso no Farol!
+ veja alguma delícias que eu comi em um ferido no Farol
Como chegar
Para quem vem do sul, o melhor acesso é na entrada de Jaguaruna pela BR101. Seguindo as placas você chega no Farol, mas para isso passa no centro de Jaguaruna, passa pelo Camacho e depois chega no Farol. Para quem vem do norte, a melhor opção é pegar a BR101 e entrar em Laguna para fazer a travessia da balsa que dá acesso ao Farol. Depois da balsa anda mais 20 km de asfalto.
O aeroporto mais próximo fica em Jaguaruna, à 40km de distância. Também tem o aeroporto de Florinaópolis, que fica a 150km.
Ter um carro para chegar no Farol é indispensável. As linhas de ônibus são precárias. Alugue seu carro clicando aqui e conheça o litoral catarinense mais tranquilo.
Quem mora lá?
Entre as casas do morro do Farol é comum você ver vilas de pescadores. Posso dizer que 90% dos moradores locais são de família de pescadores. Lá não possui hospital, tem apenas uma farmácia, três mercados, vários restaurantes, lojinhas de roupas, um hotel, uma loja de materiais de construção e uma escola com ensino fundamental. Qualquer coisa que você precise além disso, precisará ir para Laguna, que fica a 15 minutos de carro (hoje está tudo asfaltado). Respeite os moradores locais!
Você pode salvar esse post no seu Pinterest
Planeje sua viagem:
– Planejando os custos da viagem
– 5 dicas para diminuir o peso da mala
– Como aproveitar ao máximo uma viagem curta
– Check list de viagem
Explore Santa Catarina:
– Praia do Rosa, Garopaba
– Guarda do Embaú, Palhoça
– Praia do Gravatá
– Serra do Rio do Rastro
– Cachoeira do Rio Pelotas
– Barra da Lagoa, Florianópolis
9 Comments