O Hostel e Camping Toca da Onça Eco Mountain é um daqueles lugares ideal para chamar os amigos, fazer umas trilhas e curtir a natureza. Fica localizado na Serra Gaúcha, na cidade de São José dos Ausentes. É um cantinho reservado, tranquilo e cheio de paz!
O local inaugurou esse ano mesmo (2016) e foi todo construído pelos dois donos. A decoração é toda rústica e combina muito com o ambiente externo, onde se encontra a mata nativa da região (principalmente araucárias). A Toca da Onça conta com hostel, área de camping e um bar para atender os hóspedes.
A Toca da Onça Eco Mountain possui um bar que fica numa área de convivência bem aconchegante. Ali é possível encontrar relíquias e instrumentos musicais como violão e cajones. Sempre rola um sonzinho ao vivo feito pelos donos do hostel. No bar é possível comprar cerveja, vinho, refrigerante, suco e cachaça. Água é cortesia da casa, eles buscam em uma nascente que fica perto do hostel.
Se você não curte acampar ou não tem os equipamentos necessários, pode ficar no hostel sem problema nenhum. Possui uma cozinha toda equipada, banheiro interno compartilhado e área de convivência. Os quartos possuem camas com beliches e é dado apenas o lençol, ou seja, travesseiro e cobertas precisam levar de casa.
A área de camping é bem ampla e toda delimitada por marcações de pedra. Possui dois banheiros e dois chuveiros, anexados do lado de fora da casa onde fica o hostel.
Como chegar na Toca da Onça
A Toca da Onça fica em um lugar bem reservado, metade do percurso é de estrada de chão e o acesso não é tão fácil de encontrar. Mas calma que eu te ajudo! Veja a localização no Google Maps clicando aqui. Existem duas opções:
Opção 1: Serra da Rocinha
A Serra da Rocinha tem acesso por Timbé e a subida é toda de chão batido. Após subir a serra você segue sempre reto até chegar em uma estrada de asfalto. Do asfalto, segue até a próxima rótula e entra à direita (em direção a Bom Jardim da Serra). Siga sempre reto até chegar em uma vila chama Silveira e na esquina de uma mercearia entre à esquerda. Continue reto, você vai passar por duas pontes e logo em seguida vai ver a placa indicando o caminho para a Toca da Onça. Complicadinho né? Mas segue certinho que você vai chegar.
Opção 2: Serra do Rio do Rastro
A Serra do Rio do Rastro é toda asfaltada e tem acesso por Lauro Muller. Após subir a serra você chegara em Bom Jardim da Serra. Na primeira rótula do centro da cidade vire a esquerda e siga seeeeeempre reto. Ande 68 quilômetros e você já irá começar a ver placas das pousadas.
Observação: não vá de carro muito baixo. Além do trajeto ficar mais demorado, pode danificar a proteção do motor ou algo embaixo do carro.
Além do hostel e do camping, os donos possuem uma agência de aventura chama Condor Adventure, onde pode ser feito vários passeios de eco turismo. Veja o site deles clicando aqui. Tem passeios mais elaborados, mas alguns podem ser feito ao redor da Toca da Onça mesmo.
Nos arredores da Toca da Onça você encontra:
Pico e Cânion Monte Negro
O Cânion Monte Negro fica localizado a 10 quilômetros da Toca da Onça. Na borda desse cânion é possível subir no Pico do Cânion Monte Negro, sendo que esse é o lugar mais alto do estado do Rio Grande do Sul, com 1403 metros de altitude.
Mini trilha para a cachoeira
Bem do ladinho da Toca da Onça existe uma cachoeira. Para chegar lá, é preciso fazer uma mini trilha. O percurso é pequeno, mas como você precisa passar por pedras escorregadias e atravessar córregos, acaba levando uns 10 minutinhos. Vale a pena!
Vista panorâmica estratégica
Todos os lugares da Toca da Onça são lindos, mas existe um morro que tem uma vista panorâmica linda. Ótima para fotos ou mesmo para ficar lá descansando a mente. O morro é bem inclinado, mas em questão de minutos você chega lá.
Mirante da Serra da Rocinha
Se você resolver ir para São José dos Ausentes pela Serra da Rocinha, aconselho você a fazer uma parada no mirante. O local é bem simples, mas possui uma rampa para voos de asa-delta que tem uma vista incrível!
Pôr do sol
No mesmo morro que você pode ver a vista panorâmica, você pode ver o pôr do sol. Aos poucos, o sol se esconde atrás do morro onde tem as araucárias e fica uma vista surreal!
Informações da Toca da Onça
Whatsapp para reservas: (54) 99705 5661
Localização no Google Maps: veja aqui
Preço da diária do hostel para uma pessoa: R$50
Preço da diária do camping para uma pessoa: R$25
Instagram: @hosteltocadaonca
Facebook: /hosteltocadaonca
Confira esses posts também:
Dicas:
– 8 dicas para comprar passagem aérea em casa
– 10 dicas para usar melhor a sua GoPro
– 5 dicas para escolher o hotel ideal
– Planejando os custos de uma viagem
– 10 coisas para fazer final de semana gastando bem pouco
Serra Catarinense:
– Nosso cantinho em Bom Jardim da Serra
– Cavalgada em Bom Jardim da Serra
– Serra do Rio do Rastro
– Cachoeira do Rio Pelotas
– Parque eólico e visita aos cânions
– Colhendo pinhão na Serra
Lugar delicioso e lindas fotos!! Parabéns!
Nossa que lugar delicia. Adorei a decoração do hostel, achei bem diferente 😉
Abraços
parabens angela estava com saudades de ver o teu blog tão lindo gostei de ver
parabens angela castanhel.minha linda néta